Kailer, Dircel Aparecida [Orientador]Santos, Rubia Budny dos2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11448Resumo: Esta pesquisa, que teve como motivação minhas experiências em sala de aula enquanto professora de surdos, pauta-se em alguns conceitos e reflexões, como letramento (KLEIMAN, 1998; MARCUSCHI, 21; SOARES, 214), ensino de primeira e de segunda língua (FERNANDES, 26a, 26b; KARNOPP, 212; QUADROS, 1997), educação de surdos (PERLIN; STROBEL, 26; QUADROS, 1997; SKLIAR, 26; STROBEL, 216), narrativas visuais (RODRIGUES, 212), entre outros Ela tem como objetivo principal propor atividades pedagógicas que facilitem o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa como L2 a um grupo de alunos surdos de uma escola de Londrina Nesse sentido, a partir do conhecimento que esses estudantes têm de Libras, busca-se alternativas viáveis para a produção e reconstrução de narrativas em língua portuguesa a partir de narrativas visuais Adota uma postura de pesquisa-ação e qualitativa, pois a pesquisadora intervém e analisa as etapas do processo, contribuindo para a ampliação de conhecimento linguístico e aperfeiçoamento da língua portuguesa Por meio das atividades pedagógicas propostas, observou-se que a maioria dos alunos apresentou desenvolvimento satisfatório quanto às habilidades de escritaLíngua portuguesaEstudo e ensinoSurdosLeituraNarrativas visuaisPortuguese languageDeaf - educationReadingVisual narrativesBrazilian sign languageEducation - BrazilStudy and teachingEnsino de português para surdos : uma experiência de produção de textos a partir de histórias visuaisTrabalho de Conclusão Final