Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]Piza, Cristina Aparecida de Melo2024-05-012024-05-012009.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10473Resumo: A presente pesquisa fundamenta-se na Teoria das Situações Didáticas, de Brousseau, e na Teoria dos registros de Representação Semiótica, de Duval, propondo uma interlocução com a História da Matemática Tem por objetivo investigar se o desenvolvimento de uma seqüência didática que considera o tratamento, a conversão e a coordenação de diferentes registros de representação semiótica da parábola, com o uso didático da História da Matemática, possibilita ao estudante compreender que a parábola caracterizada como seção de um cone ou como lugar geométrico representa o mesmo objeto matemático A metodologia empregada baseia-se nos princípios da Engenharia Didática, envolvendo estudantes da terceira série do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina, estado do Paraná O confronto entre a análise a priori e a análise a posteriori mostrou que o desenvolvimento da seqüência didática proposta possibilitou aos estudantes, sujeitos dessa pesquisa, compreender que a parábola caracterizada como seção de um cone ou como lugar geométrico, representa o mesmo objeto matemáticoEducação matemáticaMatemáticaSemióticaMatemáticaEstudo e ensinoMathematics educationSemanticsMathematicsStudy and teachingMathematicsRegistros de representação semiótica e uso didático da história da matemática : um estudo sobre parábolaDissertação