Brancher, Jacques Duílio [Orientador]Nunes, Mariana Monteiro2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15575Resumo: O uso de tecnologias que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem é crescente mesmo na área de TI Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Treinamento (AVTr) que atenda a todos os conteúdos pertinentes a disciplina de Estruturas de Dados, uma vez que, parte dos existentes, são limitados apenas a uma fração dos conteúdos apresentados nos ementários das disciplinas, e apresentam atividades como tutoriais que se tornam repetitivas com o tempo de uso do usuário Por isto o ambiente proposto neste estudo dá suporte aos diversos conteúdos que possam ser inseridos dentro de uma página HTML, possibilitando ao aluno uma experiência diferenciada com relação aos conteúdos estudados nesta disciplina Para a realização do mesmo, foi feita a análise de 48 Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de universidades brasileiras a fim de obter os conteúdos abrangidos pela maior parte destas instituições, concluindo-se que não existe uma base que possa ser abordada por um Ambiente devido as divergências nos programas desta disciplina A avaliação do ambiente foi feita por especialistas na área, utilizando o método System Usability Scale (SUS), e espera-se que pelo uso deste os alunos tenham melhora significativa em seu desempenho na disciplina de Estrutura de DadosAmbientes virtuais compartilhadosTecnologia educacionalCurrículosPlanejamentoComputaçãoShared virtual environmentsEducational technologyPlanningComputer scienceStructures, Data (Computer science)CurriculumDesenvolvimento de um ambiente virtual de treinamento colaborativo para a disciplina de estrutura de dadosDissertação