Furtoso, Viviane Aparecida Bagio [Orientador]Killner, Mariana2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9184Resumo: A proposta desse material deve-se à demanda de um contexto de ensino de Português para Estrangeiros (PLE) em uma universidade do estado do Paraná, uma vez que a crescente presença de universitários estrangeiros em cursos de pós-graduação ofertados pela instituição apontou para a necessidade de o professor preparar os alunos para a leitura e apropriação de textos acadêmicos dos cursos que frequentam Essa necessidade foi apontada inicialmente pelos próprios alunos, principalmente os de turmas de nível intermediário e avançado Assim, a partir da experiência no contexto investigado e da produção de unidades didáticas para o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE), elaboramos um roteiro didático que traz a pilotagem das aulas e nossas sugestões para o trabalho com unidades com foco nos textos acadêmicos resumo, resenha, comunicação oral em eventos e artigo Portanto, o objetivo deste roteiro é compartilhar os caminhos pelos quais passamos na pilotagem desse material, bem como sugestões dos alunos que enriqueceram a propostaLíngua portuguesaEstudo e ensinoFalantes estrangeirosStudy and teachingForeign speakersPortuguese languageRoteiro didático para o ensino de PLE em contexto acadêmicoTrabalho de Coclusão Final