Berbel, Neusi Aparecida Navas [Orientador]Levandovski, Ana Rita2024-05-012024-05-012008.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10264Resumo: Este estudo nasce das inquietações com a formação de docentes, na disciplina Psicologia da Educação, tendo como ponto de partida um curso de Pedagogia de uma Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras da Região Norte do Paraná A pesquisa buscou compreender a contribuição da disciplina Psicologia da Educação para a prática docente do egresso do curso de Pedagogia da IES a partir da qual teve origem esta investigação, no Ensino Fundamental I, como também elaborar um conjunto de proposições que possam subsidiar reflexões e decisões a respeito da disciplina, para o aperfeiçoamento da formação do professor-pedagogo A pesquisa foi norteada pelas cinco etapas da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez Ela teve início: com um resgate de experiências profissionais da autora como professora formadora, responsável por disciplinas acadêmicas na área da Psicologia; em relatos de estagiários e de egressos do curso a respeito de situações reais da prática escolar; assim como pela da preocupação diante da atual realidade educacional que tem se mostrado cada vez mais complexa e desafiadora para o professor Na primeira etapa, pois, após observação da realidade, colhendo e analisando informações iniciais em diferentes fontes, foi eleito o problema: Qual a contribuição da disciplina Psicologia da Educação, ministrada no curso de Pedagogia, para a prática docente de seus egressos nas séries iniciais do Ensino Fundamental I? Após a reflexão do problema, foram definidos quatro pontos-chave para o estudo, que foram alvo de investigação na etapa da teorização O primeiro deles está relacionado à importância da presença das disciplinas de Psicologia da Educação na formação do professor em curso de Pedagogia, o que foi analisado por meio de uma pesquisa bibliográfica, a partir de autores reconhecidos na área da Psicologia da Educação, como Almeida, Azzi e Batista, Bock, Bzuneck, Catharino, Coll Salvador, Larocca, Lomônaco, Guerra, Guimarães e Woolfolk, como subsídios teóricos para o trabalho Com o segundo ponto-chave, buscou-se analisar como está constituída a proposta do curso de Pedagogia de algumas IESs públicas do Norte do Paraná e em especial a caracterização das disciplinas de Psicologia da Educação Como terceiro ponto-chave, investigou-se como essas instituições têm tratado tais disciplinas no curso de Pedagogia, o que foi feito por meio de questionários e análise de planos da disciplina Finalmente, com o quarto ponto-chave, procurou-se identificar, por meio de questionário, qual o reconhecimento de professores em exercício no Ensino Fundamental I, egressos do curso de Pedagogia, sobre as contribuições da Psicologia da Educação à sua prática pedagógica Com os resultados da investigação, foram elaboradas as hipóteses de solução para o problema, envolvendo vários setores da educação, assim como a divulgação deste trabalho, com o intuito de provocar a reflexão acerca da formação inicial e continuada do pedagogo Entre as hipóteses elaboradas, algumas foram assumidas como compromisso de aplicação à realidade, como contribuição para o aperfeiçoamento da formação do professor-pedagogo, para que este possa compreender, refletir e saber intervir com segurança na prática escolar e social em que está inseridoPsicologia educacionalPedagogiaEnsino fundamental IFormação de professoresEducational psychologyPedagogyTeachingTeacher trainingContribuição da disciplina psicologia da educação para a prática docente no ensino fundamental I : um estudo por meio da metodologia da problematizaçãoDissertação