Machado, Eliel RibeiroFurlanetto, Carolina Soares2024-08-302024-08-302023-08-08https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17365Esta pesquisa se propôs a investigar e analisar as condições de trabalho das professoras do Ensino Fundamental e Médio do setor privado na cidade de Londrina/PR, durante o período de isolamento social da pandemia de Covid-19, de março a dezembro de 2020. Contexto que atingiu todos os setores sociais em praticamente todo o mundo, provocando transformações e adaptações em diversos setores produtivos, inclusive na educação. Na tentativa de salvar o ano letivo e não ter maiores perdas econômicas, as escolas privadas e públicas aderiram ao modelo de trabalho remoto com aulas on-line em home office. Tal acomodação fez com que o trabalho da aula propriamente dita, mais o trabalho extraclasse - comum às professoras - se unissem ao doméstico em jornadas que se misturaram e se confundiram. Diante disso, nos propomos a pesquisar as consequências que tal acomodação acarretou às professoras em relação a maior exploração do trabalho pelo capital e em relação às históricas relações desiguais de gênero, portanto, compreender a conjuntura experienciada pelas mulheres profissionais da educação. Para isso, nos fundamentamos a partir da teoria feminista marxista e em reflexões críticas acerca das mudanças sociais, fruto da exploração do trabalho e das desigualdades em geral, como também das pesquisas acerca das condições das mulheres sob a lógica do capital. Para esse fim, designamos como metodologia de pesquisa a entrevista semiestruturada, aplicação de questionários, ambos analisados sob a lógica da análise de conteúdo.porIsolamento socialPandemiaCovid-19Exploração do trabalhoSociologia de gêneroFeminismoMarxismoTeoria do valor trabalhoEnsino privadoBrasilSociologiaIsolamento social - COVID-19Ensino fundamental - Formação de professoresFeminismo e educaçãoTrabalho docente, gênero e exploração : uma análise das múltiplas jornadas de trabalho docente de mulheres do ensino fundamental e médio em LondrinaTeaching work, gender and exploration : an analysis of multiple work days of elementary and high school teachers a case study in the city of Londrina/PrDissertaçãoCiências Humanas - SociologiaSocial isolationPandemicCovid-19Labor exploitationGender sociologyFeminismMarxismLabor theory of valuePrivate educationBrazilSociologySocial isolation - Covid-19Elementary school - Teacher trainingFeminism and education