Bzuneck, José Aloyseo [Orientador]Botti-Manoel, Karina2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14496Resumo: Crenças de eficácia coletiva de professores se referem a uma percepção compartilhada pelo grupo de docentes de uma escola sobre suas capacidades de organizar e realizar ações necessárias para obtenção de resultados positivos Esse conceito decorre da Teoria Social Cognitiva de Bandura, referencial teórico adotado neste estudo de caráter exploratório, orientado pela seguinte questão de pesquisa: Qual o grau das crenças de eficácia coletiva de professores de escolas com diferentes níveis de desempenho de alunos? O estudo teve por objetivo geral investigar o nível de eficácia coletiva de professores, explorando relações entre duas variáveis Como variável contextual, verificou-se a existência de diferenças significativas no nível de eficácia coletiva de professores de escolas com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB baixo versus IDEB alto Buscou-se também avaliar as percepções de apoio, relacionando com o IDEB e a eficácia coletiva Como variável pessoal, buscou-se averiguar se há diferenças significativas entre o nível de eficácia coletiva de professores novatos versus experientes Participaram da pesquisa 333 professores da rede pública de ensino Estado do Paraná, que responderam a um questionário em escala Likert Os dados coletados foram submetidos ao programa SPSS para análise descritiva e inferencial Dentre os resultados obtidos, destacam-se que a análise fatorial da escala “Inventário da percepção de professores no contexto da escola” indicou uma estrutura de 2 fatores, sendo, Fator 1 – eficácia coletiva com alpha de Cronbach ,92 e Fator 2 – percepção de apoio, com alpha ,82 O alpha da escala toda foi ,92, apresentando alta consistência interna Pela análise de variância, descobriu-se que professores mais experientes (acima de 15 anos) e de escolas com alto escore no IDEB (acima de 5) apresentam crenças de eficácia coletiva mais robustas e mais alto nível de percepção de apoio se comparados a professores menos experientes e de escola com baixo IDEB Por meio da regressão linear, a percepção de apoio apresentou-se preditiva da eficácia coletiva de professores Por fim, os resultados foram discutidos à luz do referencial teórico adotado e de pesquisas anteriores a fim de contribuir para a compreensão da eficácia coletiva de professores e de suas implicações educacionaisEficácia no ensinoMotivação na educaçãoAutoeficáciaDesempenho nos alunosProfessores de escolas públicasEffective teachingSelf-efficacyCrenças de eficácia coletiva de professores : variáveis pessoais e contextuaisDissertação