Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]Ogo, Marcela Yaemi2024-05-012024-05-012010.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11384Resumo: O ciclo de vida profissional do professor já foi delimitado por autores como Huberman Coloca-se à literatura a necessidade da realização de pesquisas que tragam novas perspectivas sobre a carreira desse profissional e em específico do professor de Ciências Ao compararmos os obstáculos e as satisfações encontradas na carreira encontramos nítidas diferenças entre os profissionais docentes, o que justifica a preocupação de focar atenção nos aspectos que mantêm o docente de Ciências na carreira, apesar dos inúmeros desafios por ele encontrados O referencial teórico utilizado baseia-se em uma leitura das relações com o saber de Charlot, a fim de buscar um novo olhar para esse problema Também empregamos o referencial de ciclo de vida de professores de Huberman para obter a história de vida dos professores, definir o professorado a ser analisado e construir um instrumento de entrevista A amostra selecionada de professores encontra-se na terceira fase descrita pelo autor anterior, de Diversificação ou Questionamento O referencial de Charlot servirá para analisar essa fase da carreira docente para que compreendamos a razão ou razões que fazem com que o professor de Ciências persista na carreiraCiênciaEstudo e ensinoProfessores de ciênciaCarreiras e oportunidadesCiênciaStudy and teachingCareers & opportunitiesPractice teachingPersonality and occupationTeachers - ScienceScience teachersA permanência na carreira do professor de ciências : uma leitura baseada em CharlotDissertação