Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira [Orientador]Anjos, Everton Carlos dos2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16377Resumo: A exploração da natureza para o desenvolvimento econômico da sociedade fez eclodir uma crise civilizatória Crise que se manifesta em duas esferas: uma social e uma ambiental Contemporaneamente, os resíduos sólidos são uma das faces dessa crise Tal fato visualiza-se na geração excessiva e na destinação final, muitas vezes incorreta dos resíduos Frente a essa demanda e aos impactos, ações mitigatórias em todas as esferas e ambientes tornam-se urgentes A Educação Ambiental oferece possibilidades de reflexão quanto a essa problemática Neste trabalho, utilizou-se a Educação Ambiental crítica e a estratégia de Alfabetização Visual para debater e refletir sobre o fenômeno dos impactos dos resíduos sólidos junto a estudantes de um Curso Técnico em Meio Ambiente de um colégio estadual de Londrina-PR O objetivo deste trabalho é analisar as compreensões deste grupo social acerca dos resíduos sólidos e sua relação com a sustentabilidade, expressas por meio de registros fotográficos O referencial teórico versou sobre os impactos de uma crise civilizatória e a resposta humana por meio de reuniões ambientais internacionais a fim de lidar com esses problemas A partir das reuniões internacionais, observou-se a formação do conceito de desenvolvimento sustentável e posteriormente da sustentabilidade Adicionalmente, autores se posicionaram de forma crítica quanto à superficialidade muitas vezes abordadas nos temas de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade O segundo tema foi situar os resíduos na atualidade e suas conceituações Junto a este tema são discutidos os discursos oficiais brasileiros O terceiro tema teórico é a educação ambiental crítica, sendo uma possibilidade de problematização e reflexão do tema para os estudantes Utilizou-se da abordagem qualitativa e da pesquisa colaborativa, que possibilitaram a coleta dos dados imagéticos (fotografias) e verbais dos estudantes Esses dados foram categorizados pela técnica de análise de conteúdo e analisados à luz do referencial teórico Encontrou-se na pesquisa duas categorias manifestas sobre as compreensões dos estudantes, uma comportamental e uma técnica, e uma categoria latente, a sustentabilidade Como resultado, as interpretações demonstram um viés crítico nos argumentos dos estudantes ao discutirem os temas que permeiam os resíduos sólidos urbanosResíduos sólidosEducação ambientalDesenvolvimento sustentávelSolid wasteEnvironmental educationO desafio dos resíduos sólidos na atualidade : compreensões dos estudantes de um curso técnico em meio ambiente da cidade de Londrina-ParanáDissertação