Weber, José Fernandes [Orientador]Mioto, Júlio César2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13291Resumo: Este trabalho apresenta alguns momentos da teoria benjaminiana do conhecimento e seus modelos ontológicos no âmbito da crítica de arte Aqui dá-se conta da fase intermediária de Benjamin, de suas duas teses acadêmicas: O Conceito de crítica de arte no romantismo alemão e Origem do drama barroco alemão Ver-se-á a série de paradoxos do autor com toda seriedade merecida O trabalho é basicamente emulativo, a não ser em alguns momentos Procurou-se fazer do texto de Benjamin um cânone moderno do conceito de crítica de arte Laborou-se sobre momentos que se tornaram paradigmáticos de crítica de arte, até se mostrar a substância sintética dos episódios hermenêuticos Supõe-se aqui uma série entre hermenêutica, ontologia e epistemologia com a polaridade da teoria do Ser Mostramos como o absoluto metódico se relaciona com problemas de formações simbólicas, e como este absoluto se torna ontológico no âmbito das duas obras E exemplificamos um exercício de crítica Assim como notamos no final o valor da tese benjaminiana sobre a teoria da tragédia áticaHistória e críticaFilosofia alemãRomantismo alemãoTeoria do conhecimentoHistory and criticismGerman philosophyGerman romanticismTheory of knowledgeO problema de uma ontologia da crítica em Walter BenjaminDissertação