Lima, Ângela Maria de SousaDias, Denise Mariani Vieira2024-10-312024-10-312024-06-25https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18340A reforma do Novo Ensino Médio, a partir da Lei nº 13.415/2017, trouxe diversos desafios e discussões, entre elas a implementação de um novo componente na grade curricular, o Projeto de Vida. O presente trabalho tem como objeto de pesquisa a análise sociológica do componente ‘’Projeto de Vida’’, dentro do Referencial Curricular do Ensino Médio, do Estado Paraná de 2021. A hipótese inicial era de que o componente incluía a discussão de direitos humanos, de crianças e adolescentes, dentro da sua organização curricular. No entanto, quando analisado, nota-se uma carência, dentro do componente ‘’Projeto de Vida’’ em relação a discussão dos direitos humanos. Para tanto, o trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa survey realizada com 134 professores que atuavam com o referido componente curricular, em 14 estados brasileiros diferentes, trazendo uma visão empírica sobre o modo como os profissionais da educação tem pensado e trabalhado com o mesmo em sala de aula. Além disso, a pesquisa mostra como os mesmos docentes abordam a temática dos direitos humanos nas aulas do componente curricular ‘’Projeto de Vida’’, atuando nos Anos Finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, apesar do referido conteúdo não ser valorizado na Base Nacional Comum Curricular. Os dados qualitativos foram colhidos em pesquisa documental, em revisão bibliográfica, em survey e na participação do Curso ‘’Juventudes e Projetos de Vida: Sociologizando espaços escolares’’, ofertado pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia (LENPES) em 2022. Dentre os achados de pesquisa, percebemos que mesmo sem formação continuada, sem materiais pedagógicos de qualidade, em um contexto de precarização do trabalho docente e com pouca valorização profissional, os docentes se desdobram para conseguir incluir nas aulas de Projeto de Vida a discussão sobre direitos humanos, proteção integral e cidadania, mostrando que, apesar da invisibilidade deste conteúdo na BNCC e nos Referenciais Curriculares do Paraná, eles se preocupam com intervenções pedagógicas que considerem os direitos humanos de crianças e adolescentes.porDireitos da criançaProjeto de VidaNovo Ensino MédioEnsino fundamental e ensino médio - ParanáDireitos humanosDireitos da criança - BrasilLaboratóriosCidadaniaCurrículos - EducaçãoElementary and high school education - ParanáA invisibilidade dos direitos humanos no componente curricular ‘’Projeto de Vida’’ e uma perspectiva sociológica intervençãoThe invisibility of human rights in the “Life Project” curricular component and a sociological intervention perspectiveDissertaçãoCiências Humanas - SociologiaCiências Humanas - SociologiaChildren's rightsLife projectNew secondary educationHuman rightsChildren's rights - BrazilPedagogical laboratoriesCitizenshipCurricula - Education