Ferreira, Cláudia Cristina [Orientador]Suzuki, Priscila Handa2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8453Resumo: Em nossa prática docente surgiu uma inquietação ao perceber que determinados erros na produção escrita de alunos iniciantes acabavam ocorrendo também em alunos de nível avançado – muitos deles por influência da língua nativa, uma vez que ao aprendermos uma língua estrangeira/adicional (LEA), o contraste é natural e inevitável, tal como os erros durante o processo de ensino e aprendizagem de línguas (materna ou estrangeira/adicional) Nesta seara, consequentemente, entendemos que a Análise de Erros (AE) – uma das vertentes da Linguística Contrastiva e alicerce da nossa pesquisa – é uma teoria que muito contribui para o professor e o aprendiz, pois, ao usar o contraste como estratégia de ensino, o aluno tem a possibilidade de se conscientizar de aspectos linguísticos, culturais e pragmáticos que são equivalentes e/ou divergentes, acarretando reflexões e otimização da aprendizagem tanto da língua materna (LM) como da língua estrangeira/adicional (LEA) (ANDRADE, 211; DURÃO, 24; FERREIRA 27, FRIES, 1945 LADO, 1957) Por conseguinte, nosso objetivo foi detectar, catalogar e analisar os erros coincidentes na interlíngua de três grupos de aprendizes (A2, C1(1) e C1(2)), bem como elaborar um caderno didático que auxiliasse na redução dos erros encontrados Nossa pesquisa foi dividida em 5 etapas, nas quais foram realizadas as AE dos grupos estudados, a elaboração do Caderno Pedagógico, um workshop com o material desenvolvido e uma AE posterior à intervenção pedagógica Os resultados demonstraram a eficácia da AE no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para a conscientização dos alunos acerca dos de seus próprios errosLíngua inglesaLinguística contrastivaLíngua inglesaErrosStudy and teachingConstrative linguisticsErrors of usageEnglish languageLínguas em contato, línguas em confronto : contribuições da análise de erros no processo de ensino e aprendizagem de inglêsTrabalho de Conclusão Final