Cirino, Marcelo Maia [Orientador]Vezú, Caroline Oleinik2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15661Resumo: O presente estudo investigou como os estudantes de um Colégio público do Núcleo Regional de Educação de Londrina desenvolviam seu aprendizado utilizando a metodologia Sala de Aula Invertida através do conteúdo de Reações Orgânicas de Adição Partimos de estudos que indicavam que a metodologia transmissão/recepção não tem gerado resultados satisfatórios no processo de aprendizagem, por isso resolvemos utilizar uma metodologia na qual o estudante se envolve diretamente com a tecnologia e é co-responsável por sua aprendizagem através de um processo coletivo Os resultados permitiram o acompanhamento antes, durante e após a aplicação desse modelo de aula Com isso, foi possível analisar como os estudantes relembravam conceitos importantes e evoluiam através da elaboração de significados A interpretação final indica que quando se tem acesso a mais de uma ferramenta que permita com que o estudante esteja em contato com a informação e consiga converte-la em conhecimento, ele tem motivação para chegar ao objetivo final, que é a aprendizagemAnálise de interação em educaçãoMétodos de ensinoEnsino técnicoQuímicaEstudo e ensinoChemistry - Study and teachingInteraction analysis in educationTeaching methodsTechnical educationMechanisms of organic reactionsStudy and teachingSala de aula invertida : uma proposta de ensino para reações orgânicas de adição no nível técnicoDissertação