Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]Lourençato, Lidiane Camila2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13485Resumo: Esta investigação teve por objetivo realizar uma pesquisa de campo em duas escolas estaduais brasileiras, localizadas no município de Londrina-Pr, a partir de preceitos da Educação Histórica Neste sentido as investigações tiveram como suporte de pesquisa autores como Rüsen (1989, 21, 21), Barca (2, 28), Schmidt (28) e buscou compreender como depois de onze anos de escola os jovens-alunos identificam a evidência histórica e o sentido de fonte para a produção do conhecimento histórico, assim como investigar como lidam com a temporalidade, tanto na história como em sua vida prática Consideramos os sujeitos desta pesquisa através da categoria de jovens-alunos, uma vez que entendemos que esta condição contribui na formação da consciência histórica e do pensamento histórico Elegemos como suporte para a discussão destes conceitos autores como Hobsbawn (1995) e Sacristán (25), entre outros Percebemos a partir de observações das aulas de História e da análise do instrumento de pesquisa com formato de questionário, como estes jovens-alunos trabalham com os conceitos históricos, como por exemplo, temporalidade, fonte histórica, como lidam com o caráter de evidência histórica, assim como quais as relações que estes sujeitos estabelecem entre a história e a vida prática Estes conceitos, assim como a narrativa histórica são considerados de grande importância para os pesquisadores da Educação histórica e do Ensino de História por serem fundamentais para a formação da consciência histórica dos sujeitosEducaçãoEducação históricaJovensFormação de conceitosHistóriaHistoryConcept formationStudy and teachingHistory - Education - YoungA consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação históricaDissertação