Henning, Leoni Maria PadilhaFerreira, Anderson Luiz2024-09-022024-09-022023-03-21https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17387Essa dissertação consiste num esforço em compreender o conceito empregado para as competências à BNCC bem como, em entender o desdobramento das Dez Competências Gerais na estruturação dos segmentos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para tanto, nos lançamos em uma busca de parâmetros históricos que tratam da projeção de uma base comum para educação básica brasileira bem como observamos uma tendência à consolidação do conceito de competência advindo de uma lógica mercadológica. Seguindo essa lógica nos concentramos em identificar o papel aferido à Filosofia enquanto componente curricular no escopo do documento basilar. Por assim ser, na dissertação assume-se como propósito defender a Filosofia enquanto componente curricular assistido pelo pensamento de Matthew Lipman, filósofo que defende a disciplina (Filosofia) enquanto saber essencial, possível e necessário para a formação das crianças de todas as etapas de ensino. Desse modo, nos aportamos na metodologia prescrita no Programa de Filosofia para Crianças e encontramos a perspectiva da Filosofia enquanto deslumbramento e movimento constante de discussão e questionamento, que não se conforma com respostas aligeiradas (parciais). Além disso, nos desafiamos em verificar as possibilidades de dialogicidade entre elementos da Filosofia de Lipman com as Dez Competências Gerais da BNCCporEnsino de FilosofiaEducaçãoBNCC - Base Nacional Comum CurricularCompetências GeraisLipmanEnsino fundamentalEnsino médioEducação - FilosofiaReforma do ensinoCompetências gerais da BNCC e a filosofia a partir do pensamento de Matthew LipmanGeneral skills of the BNCC and philosophy from the thought of Matthew LipmanDissertaçãoCiências Humanas - EducaçãoPhilosophy TeachingEducationBNCC - Common National Curriculum BaseGeneral SkillsLipmanElementary schoolEducation - PhilosophyEducational change