Contani, Miguel Luiz [Orientador]Parisotto, Giovanna Chaves2024-05-012024-05-012011.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13015Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre como as preferências estéticas podem ser consideradas os principais meios de afirmação da personalidade quando associados ao fato de que a moda atua como elemento visual e simbólico e como produtora do desejo de “vestir-para-ser” A analogia toma emprestados os termos da expressão ter-para-ser, comumente vinculada a valores de interação e vida social No caso aqui tratado, está embutida a capacidade de pagar um diferencial de preço cobrado pelas marcas de prestígio, e a visualidade é responsável pela criação desse valor agregado, que é de natureza afetiva e emocional e originado pela publicidade A publicidade é também objeto do estudo, pelas características e objetivo de sua linguagem, presente nas campanhas de uma marca com o intuito de fazer com que o consumidor deseje um produto e se satisfaça a partir de um conjunto de elementos visuais que caracterizam essa marca, vinculando-os a uma representação simbólica (logomarca) – com isso também despertando o desejo de consumo não somente para o produto, mas por seu poder de significação A semiologia é adotada como fundamentação teórico-metodológica por sua capacidade de fazer compreender o consumo do simbólico que vive a sociedade contemporânea: São analisadas cinco campanhas publicitárias da marca Chanel e, a partir da leitura propiciada pelas imagens, toma-se contato com os significados nelas inseridos pela marca para atuar como o diferencial para seus clientesSinais e símbolos na comunicação visualComunicação visualPublicidadeModaVisual communicationSigns and symbols in visual communicationFashionMeaningVestir-para-ser e o consumo dos símbolos da imagem de marca pela comunicação visual da modaDissertação