Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Bork, Ana Valéria Bisetto2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14685Resumo: Partindo-se do pressuposto de que os gêneros são (mega)instrumentos que devem ser apreendidos também no contexto universitário, a fim de que os alunos possam se comunicar com sucesso ao adentrarem o universo profissional, decidimos desenvolver um estudo alusivo aos gêneros biodata, résumé e cover letter Os três gêneros foram trabalhados em um curso de extensão denominado Professional Writing Development, organizado em módulos, os quais foram responsáveis por compor duas sequências de atividades e uma sequência didática, construídas, especialmente, para os alunos participantes desse curso Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é investigar o papel das interações orais e dos instrumentos de mediação (textos de referência, listas de constatação, exposições e intervenções orais) no processo de escrita e reescrita textual dos referidos gêneros Com respeito aos seus objetivos específicos, pretendemos: i) analisar a configuração das dimensões ensináveis dos gêneros profissionais selecionados, por meio da construção de seus modelos didáticos; ii) investigar quais as capacidades de linguagem e os modos de participação dos interlocutores que podem ser desenvolvidos por meio das atividades construídas acerca dos três gêneros profissionais; iii) avaliar o aprimoramento textual nas produções inicial e final dos alunos, levando em conta as interações orais ocorridas e os instrumentos de mediação utilizados no desenvolvimento do curso de escrita acadêmica/profissional em LE Nosso arcabouço teórico-metodológico fundamenta-se no Interacionismo Social (VIGOTSKI, 22); nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD – (BRONCKART, 212); no procedimento de sequência didática; nas capacidades de linguagem (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24; CRISTOVÃO; STUTZ, 211); no conceito de gêneros como um sistema de atividades (BAZERMAN, 211); nas abordagens de letramento (LEA; STREET, 1998); nas concepções de escrita e reescrita como processo (RAIMES, 1991; GONÇALVES, 27; MARCUSCHI, 28; MENEGASSI, 213) e na correção em pares e dialogada (FIGUEIREDO, 21, 23) Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, situada no campo da Linguística Aplicada, orientada pela metodologia da pesquisa-ação A análise das intervenções orais foi realizada com base nas categorias dos modos de participação dos interlocutores na interação em eventos de comentários sobre textos em progresso (GARCEZ, 21) e nos dados de pesquisa A análise das produções textuais se pautou nos critérios de análise textual do ISD (BRONCKART, 26/212), nas listas de constatação (BAIN; SCHNEUWLY, 1993; GONÇALVES, 27) e nas operações linguístico-discursivas (FABRE, 1987; LEITE, 212; GASPAROTTO; MENEGASSI, 213) Os resultados deste estudo permitem concluir que o processo de escrita e reescrita textual, a partir da utilização das sequências de atividades e do procedimento de sequência didática, das listas de constatação e, principalmente, das interações e intervenções orais em torno dos gêneros profissionais, propicia o agir linguageiro na língua estrangeira em estudo necessário para os alunos em formação que estão ingressando no mundo profissionalLíngua inglesaEscritaInteracionismo sociodiscursivoStudy and teachingWritingEnglish languageProdução escrita de gêneros profissionais em língua inglesa : vozes entrelaçadas no processo de escrita e reescrita textualTese