Teramon, Neuza [Orientador]Santos, Joselita Martins dos2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9948Resumo: O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta didática para o estudo dos problemas isoperimétricos, visando aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de Geometria na Educação Básica A motivação para sua elaboração surgiu da necessidade de desenvolver atividades de isoperimetria em tal nível de ensino Inicialmente, apresenta-se o problema isoperimétrico clássico, conhecido pela Lenda de Dido e a busca de sua solução por diversos matemáticos através dos tempos Na sequência, são propostas algumas atividades sobre isoperimetria que têm como ponto de partida a análise das figuras pelas observações e construções que permitem fazer conjecturas e identificar propriedades, levando o aluno a construir argumentos plausíveis, uma vez que a prática da argumentação é fundamental para a compreensão das demonstrações As atividades propostas incluem o uso de materiais concretos, como palitos de fósforo, geoplano (material e virtual) e o software de geometria dinâmica GeoGebra Em relação às demonstrações, sempre que possível são apresentadas mais de uma maneira de provar a solução, ficando a cargo do professor definir a mais adequada para o nível de aprendizagem de seus alunosEnsino auxiliado por computadorGeometriaEstudo e ensinoDesigualdades isoperimétricasMatemáticaMathematicsComputer-assisted instructionGeometry - Study and teachingIsoperimetric inequalitiesInterdisciplinary approach to knowledgeMathemaIsoperimetria na educação básicaDissertação