Simon, Luiz Carlos SantosPellizzari, Thamiris Yuri Silveira2024-10-292024-10-292024-04-17https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18314O presente trabalho tem por objetivo analisar a maneira como as temáticas das masculinidades e das homossexualidades masculinas são exploradas no Romance de 30. Considerando as diversas expressões das masculinidades, isto é, tendo em vista a pluralidade desse conceito que reverbera e reflete na esfera da sexualidade, esta pesquisa encontra nos textos de Connell alicerce para discorrer a respeito de um ideal hegemônico de masculinidade em contraponto com o que a autora chama de masculinidades subordinadas. No que se refere ao aparato literário, a escolha do romance de 30 envolveu, sobretudo, a pressuposição de uma abordagem profícua e extensa das masculinidades subordinadas e das homossexualidades, seja por se tratar de um momento de inigualável produção e publicação romanesca, seja em razão da maior representação dos marginalizados e levando em consideração a atmosfera dos ideais modernistas. Mantendo diálogo com textos de teoria, crítica e história literária, tanto sobre o período quanto sobre o escopo temático em questão, como os de Luís Bueno, João Silvério Trevisan, Luciana Stegagno-Picchio, Sócrates Nolasco e Michel Foucault, esta tese desnuda as variadas expressões das masculinidades em obras de diversos autores, tais quais Oswald de Andrade, José Lins do Rego, Jorge Amado e Octávio de Faria, com reflexões que chamam a atenção para a maneira como se dá a representação das homossexualidades masculinas em romances publicados ao longo da década de 1930. Nesse sentido, embora assuma uma perspectiva quantitativa, ao promover uma sistematização de obras que exploram as homossexualidades, este estudo não se abstém do viés analítico, mergulhando nas narrativas em que há território fértil para ponderações sobre masculinidades e homossexualidades, o que se dá de maneira mais concentrada ao longo do terceiro capítulo, voltado à análise dos romances Usina, de José Lins do Rego e Mundos mortos, de Octávio de Faria, sob os vieses das homossexualidades e do fracasso da masculinidade.porMasculinidadesHomossexualidadesRomance de 30Literatura brasileiraRomanceModernismo (Literatura)Homossexuais masculinosAmores irregulares e o “homem de verdade” : homossexualidades e masculinidades no romance de 30Irregular loves and the “real man” : homosexualities and masculinities in the 1930s novelTeseLingüística, Letras e Artes - LetrasLingüística, Letras e Artes - LetrasMasculinitiesHomosexualities1930s novelBrazilian literatureRomance - Study and teachingModernism (Literature)Gay men