Visalli, Angelita Marques [Orientador]Leite, Pedro Queiroz2024-05-012024-05-012010.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13061Resumo: O objetivo de nossa pesquisa foi procurar identificar possíveis modelos para a pintura e, eventualmente, a talha e a escultura mineiras do período compreendido entre as últimas décadas do século XVIII e as primeiras do século XIX, momento máximo da produção rococó naquela capitania e, posteriormente, província Através de levantamentos realizados em fundos arquivísticos de Ouro Preto, Mariana e do Colégio do Caraça, em Santa Bárbara, tivemos acessos a diversos livros com estampas e demais ornamentações, imagens estas que, conforme estudos já realizados, comporiam o acervo imagético disponível aos comitentes de obras de artes e aos artistas atuantes naquele espaço geográfico e recorte temporal E, em vista disto, acreditamos ter chegado a interessantes resultados quer no sentido de conhecer as influências artísticas exercidas naquele meio e período, portuguesas e transpirenaicas, quer, quanto as maneiras como elas se davam, quer ainda quanto ao efetivo emprego de estampas como modelos para a pintura e a escultura locais E, finalmente, por procurarmos apresentar hipóteses, em nosso julgamento, sustentáveis, de específicos modelos utilizados por Manuel da Costa Ataíde (1762- 183) e Antônio Francisco Lisboa (173-1814), o Aleijadinho, para a realização de algumas de suas obrasHistoriografiaArte barrocaArte barrocaEstampas como modelosBaroque Art1730-1814PaintingAtaíde, - Sculpture - HistoriographyAleijadinho - 1720-1830Um inventário de fontes : as estampas e as artes mineiras entre os séculos XVIII-XIXDissertação