Barros, Rodolfo Miranda de [Orientador]Tanaka, Simone Sawasaki2024-05-012024-05-012011.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9213Resumo: Esta Dissertação apresenta o estudo da aplicação de um fluxo de trabalho (workflow) para o ensino e aprendizagem da modelagem de diagramas utilizando a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) Para esta investigação, utilizar-se-ão as características e benefícios dos mapas conceituais para auxiliar no entendimento da elaboração do diagrama, que podem ser utilizados tanto no ensino presencial quanto no ensino a distância As principais contribuições desta pesquisa foram a implementação do workflow para ajudar no ensino-aprendizagem dos modelos da UML e a definição do mapa conceitual, que representa a rastreabilidade para modelagem dos diagramasEngenharia de softwareEstudo e ensinoSoftwareDesenvolvimentoUML (Linguagem de modelagem padrão)Software engineeringSoftwareUML (Computer science)Concept mapsDevelopmentStudy and teachingO poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UMLDissertação