Simon, Luiz Carlos SantosRecaman, Felipe Ziliotto2024-10-312024-10-312024-09-25https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18344Apesar de ter configurado um importante elemento da história da cultura popular brasileira, a Seresta, uma forma de canção popular sentimentalmente afetada, sofreu de um profundo apagamento nas Academias e nos ouvidos. Mesmo sendo, na Era de Ouro do rádio brasileiro, uma das formas mais populares de canção urbana, pouco após seu apogeu, foi deixada de lado pelas massas e pelos pesquisadores da canção. Por isso, esta dissertação busca retomar esse fenômeno, contextualizá-lo historicamente no panorama da cultura popular brasileira, explicitar o modo como se realiza musicalmente (a partir dos discos mais representativos do gênero), analisar seu conteúdo e seus procedimentos literários, bem como analisar como algumas propostas de retomada da Seresta ocorrem no século XXI. Para isso, foram consultados autores ligados à historiografia da cultura popular (como Tinhorão e Didier), principalmente da Música, foram feitas análises e transcrições musicais de algumas faixas dos discos selecionados, e, por fim, descrições e análises das letras dessas canções, ligando-as a vertentes literárias temática e temporalmente próximas. Assim, foi possível identificar que a música das Serestas está profundamente ligada ao gênero instrumental Choro e que seu texto verbal apresenta influências do Romantismo, do Parnasianismo e do Penumbrismo literários.porSerestaCançãoCultura popularLiterárioMúsica e poesia - BrasilPlangentes ressonâncias : a literatura e a música das SerestasResonant echoes : the literature and music of SerestaDissertaçãoLingüística, Letras e Artes - LetrasLingüística, Letras e Artes - LetrasSerestaSongPopular cultureLiteraryMusic and poetry - Brazil