Arruda, Sergio de Mello [Orientador]Klein, Alberto Eduardo2024-05-012024-05-012009.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11724Resumo: Esta pesquisa tem como principal finalidade refletir sobre os sentidos que as pessoas atribuem à observação astronômica Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os dados foram constituídos por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e alguns apontamentos feitos pelo pesquisador A partir da análise dos dados emergiram doze categorias: vontade de ver no instrumento; vontade de mostrar para alguém; a rotação da Terra; a questão da realidade; o sentido do instrumento; astro rodando; astro pequeno; astrologia; religiosidade; sentir-se pequeno; repetição; e, emocionante Observamos em quase todas as categorias, aspectos da relação com o saber como definida por Charlot, ou seja, como uma relação consigo mesmo, com o outro e com o mundo Na relação com o outro, percebem-se interações entre os observadores e os mediadores, o próprio astro observado e referências a um outro “divino” criador de tudo Na relação consigo mesmo, aparece a vontade de se completar, de conhecer o desconhecido, o desejo de aprender Na relação com o mundo é possível mencionar a questão da realidade e o sentido do instrumento Quase todas as categorias poderiam ser vistas como aspectos da relação com o mundo, pois a origem delas está na sensação de surpresa resultante da observação com instrumento Nota-se que o sentido da observação astronômica está no conjunto formado por todas estas categorias No entanto, podemos afirmar que os sentidos das falas agrupadas na categoria emocionante resumem toda a sensação causada pela observação astronômicaAstronomiaEstudo e ensinoCompreensão (Teoria do conhecimento)Astronomy - Study and teachingComprehension (Theory of knowledge)Os sentidos da observação astronômica : uma análise a partir da relação com o saberDissertação