Santos, Adilson dosTarran, Fernanda Martinez2024-10-112024-10-112022-07-26https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18029Após a publicação de Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo, várias narrativas similares foram produzidas pelo território nacional. Por suas características, esse conjunto de textos pode ser considerado o auge da literatura da perversidade e da transgressão no Brasil oitocentista. Em cinco contos, publicados em periódicos entre os anos de 1852 e 1862, encontramos bandidos sanguinários, patriarcas terríveis e vilões hediondos. Suas ações ora encontram guarida em um passado árduo, ora são justificadas pelas condições sócio-econômicas – e ora pelas convenções culturais do período, que buscavam atender à demanda por uma literatura macabra que dialogasse com os heróis-vilões recém-chegados do continente europeu em traduções do inglês e do francês. Buscando os antepassados desses personagens, encontramos uma longa linhagem de nobres fora da lei, anjos caídos e monstros impiedosos, cujas trajetórias buscamos examinar para, então, melhor compreendermos os caminhos percorridos por seus sucessores brasileirosporGóticoVilão góticoHeroi byronianoAnti-heroiRomantismoDiálogos com o gótico: uma análise de produções brasileiras do século XIXDialogue with the gothic: an analysis of 19th century productions in BrazilTeseLingüística, Letras e Artes - LetrasLingüística, Letras e Artes - LetrasGothicGothic villainByronic heroAnti-heroRomanticism