Serassuelo Junior, Hélio [Orientador]Grubertt, Guilherme Alves2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16168Resumo: A prática de esporte em idades jovens tem se demonstrado uma importante ferramenta na busca de benefícios físicos, psicológicos e sociais Entretanto, alguns levantamentos internacionais têm apontado que apenas uma parcela da população infantil e juvenil pratica esporte com alguma regularidade, e dentre aqueles que iniciam a prática esportiva, existe um elevado índice de casos de abandono Nesse sentindo, especialistas apontam que entender os motivos que levam a prática de esporte pode ser um importante caminho para o entendimento deste fenômeno, principalmente para o atleta escolar Assim, o objetivo desse estudo foi verificar a relação entre os motivos para a prática de esporte de atletas escolares de diferentes modalidades esportivas participantes dos 63º Jogos Escolares do Paraná – 216 (Fase A e Fase B) e as variáveis sexo, idade e tempo de treino Participaram do estudo 214 atletas escolares (15 moças e 964 rapazes) com idades entre 1 e 17 anos Os dados relativos aos motivos para a prática de esporte foram obtidos mediante a aplicação da versão traduzida, adaptada e validada para a população jovem brasileira do Participation Motive Questionnaire – PMQ Para os resultados das dimensões entre as características amostrais foram realizados os testes T independente e ANOVA one way, seguida do post hoc Scheffé Os motivos para a prática de esporte considerados mais importantes para os atletas escolares foram referentes à Competência Técnica (4,4 ± ,7), Competição (4,26 ± ,88) e Aptidão Física (4,5 ± ,92) Os rapazes valorizaram em maior grau os motivos associados ao Relacionamento Social do que as moças Os motivos relacionados à dimensão Emoção, após os motivos associados à Competição, Competência Técnica e Aptidão Física, foram mais valorizados quando associada com o tempo de prática Por fim, esses resultados tornam-se importantes para que as lideranças adultas realizem intervenções junto ao público alvo, elaborando atividades mais adequadas às demandas e preferências dos atletas escolares a fim de implementar projetos de formação educacional e desenvolvimento da personalidade esportivaEducação físicaJovens e esportesMotivação nos esportesPhysical educationMotivos para a prática de esporte de atletas escolares do estado do ParanáDissertação