Joanilho, André Luiz [Orientador]Silva, Edson Ribeiro da2024-05-012024-05-012010.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12404Resumo: O presente estudo aborda a ficcionalidade da narrativa em primeira pessoa O ponto de partida para a reflexão empreendida aqui é a teoria elaborada por Hamburger, para quem a primeira pessoa seria fingimento, e não ficção Refletindo sobre tal teoria, adota-se aqui o conceito de ficção elaborado por Iser, mas com atenção também para outros teóricos A ficção é vista como uma espécie de jogo, em que cada obra cria suas regras de acordo com a intencionalidade do autor e as possibilidades de recepção, pelo leitor A narrativa em primeira pessoa, pelas especificidades técnicas que desenvolveu, sobretudo a partir do início do século XX, aparece como uma intensificação daqueles elementos que desvelam a natureza fictícia da obra Aborda-se, assim, o foco narrativo e o tempo como sendo, dentre esses elementos, aqueles que exibem com maior intensidade essa natureza Após uma visão sobre as teorias acerca da ficção, aborda-se a transformação operada nesse foco em direção a formas que se evidenciam como ficcionais A análise de três obras representativas da moderna literatura brasileira especifica modos diversos de o ficcional revelar-seFicção brasileiraNarrativasNassar, Raduan, - 1935 - - Criticism and interpretationLisperctor, Clarice, - 1925-1977 - - Criticism and interpretationRosa, João Guimarães, - 1908-1967 - - Criticism and interpretationBrazilian fiction - - History anA ficcionalidade da narrativa em primeira pessoaTese