Mello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de [Orientador]Morettini, Thays Caroline Barroca Ribeiro2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8960Resumo: A Semiótica revela-se como campo de estudo que compreende a significação e a organização de diversas manifestações, sejam elas de caráter verbal, visual, musical, dentre outras Esta tese propõe-se a compreender a significação da saudade e da nostalgia no discurso musical do fado Tais paixões são definidas, no âmbito desta pesquisa, como paixões da falta Para pensar a configuração destes estados de alma, o presente estudo tem como corpus canções de fadistas e intérpretes do fado português A tese está estruturada em uma apresentação e em quatro capítulos O primeiro capítulo trata dos aspectos musicais do fado, do percurso musical e das confluências da canção no contexto cultural da nação portuguesa O segundo capítulo apresenta os fundamentos epistemológicos semióticos que articulam a base teórica da pesquisa, na qual são contempladas as fases da Semiótica, a Semiótica das Paixões, a aspectualização e a intensidade da paixão, a espera fiduciária, a representação discursiva das paixões e os modos semióticos de existência Além do arcabouço da Semiótica standard, há o enfoque para os conceitos basilares da Semiótica da Canção, cujos estudos centram-se na obra de Luiz Tatit O terceiro capítulo discorre sobre a fortuna crítica da saudade e da nostalgia, debruçando-se sobre algumas leituras de pesquisadores que versam sobre estas paixões no que tange à sua definição O quarto capítulo desenvolve considerações acerca da configuração discursiva da saudade e da nostalgia, tendo em vista a distinção fundamental entre estas paixões na discursivização das canções que constituem o corpus da pesquisa O aporte teórico da tese sustenta-se nos trabalhos da Semiótica francesa, de Greimas e de Fontanille, na abordagem da Semiótica da Canção, de Luiz Tatit e na contribuição de demais pesquisadores cujas obras constituem uma fortuna crítica em torno da literatura que versa sobre a saudade e a nostalgia A metodologia da tese é de caráter dedutivo Desse modo, as canções que constituem o corpus da pesquisa servem como base para ilustrar a discursivização dos estados de alma da saudade e da nostalgia por meio da perspectiva semiótica O recorte deste corpus foi delimitado pela recorrência da saudade e da nostalgia no fado, as canções foram extraídas do “Portal do Fado” (http://wwwportaldofadonet/) As canções selecionadas para a composição do corpus são: “Saudade das saudades”, de Maria Teresa de Noronha; “Desfado”, de Ana Moura; “Fado da saudade”, de Carlos do Carmo; “Saudades do Brasil em Portugal”, de Amália Rodrigues; “A saudade”, de Carlos Ramos e “Nostalgia (É noite na Mouraria)”, de Amália Rodrigues Nos fados em questão, pode-se evidenciar a relação entre um enunciador e o seu objeto-valor Nesta relação, são suscitados elementos de caráter eufórico, cujos valores são positivos e elementos de caráter disfóricos, cujos valores são negativos A disforia é o processo por meio do qual a saudade e a nostalgia configuram-se no discurso musical do fado como paixões da falta No percurso da tese, verifica-se a distinção fundamental entre a saudade e a nostalgia, centrada nos seguintes elementos: o sentimento de falta, a memória, a lembrança, o passado, a possibilidade de conjunção, a intensidade da paixão, as modalidades e a macrossintaxe passional No percurso gerativo destas paixões, verificou-se que o objetovalor é representado pela pessoa amada do enunciador, por quem ele nutre um grande valor afetivo ou por um espaço e tempo que não são mais acessíveis ao sujeito da falta Verificou-se que os estados passionais resultantes da perda, tais como a tristeza, a angústia, a resignação e a melancolia constituem a macrossintaxe passional que caracteriza a saudade e a nostalgia como paixões da ausência as quais, por sua vez, possuem intersecções sêmicas em seu percurso gerativo do sentido Ambas se referem a um enunciador que se vê privado de seu objeto-valor A pesquisa aponta para a definição da saudade centrada na possibilidade da conjunção, bem como na impossibilidade Em contrapartida, a definição da nostalgia centrase na impossibilidade da conjunção As duas paixões são durativas, pois prolongam-se temporalmente no percurso do sujeito da falta Embora ambas possuam uma significação quase sinonímica, diferem-se pela presença de semas positivos e/ou negativos, no que tange à saudade e a recorrência de semas negativos no que tange à nostalgia, tendo em vista as suas construções discursivas A saudade “brilha sozinha no coração de todas as ausências” (Lourenço, 1999, p15), é o pulsar da esperança da alma portuguesa representada pelo discurso musical do fado, e a nostalgia nutre-se do valor da ausência, a qual categoriza a resignação contínua decorrente da perda do objeto As configurações passionais da saudade e da nostalgia definem-se pelo sentimento de falta, pela inexorabilidade do tempo, pela espera frustrada e pelo ressoar das distâncias e dos contínuos que estão no cerne da alma portuguesaSemiótica das paixõesFadoSaudadeNostalgiaSemiotics of the passionsFadosHomesicknessNostalgiaConfigurações passionais da saudade e da nostalgia no discurso musical do fadoTese