Silva, Ileizi Luciana FiorelliPires, Angela do Carmo Alvin2024-09-032024-09-032023-04-03https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17414Esta pesquisa trata da Educação em Tempo Integral no Ensino Médio a partir do estudo realizado junto a estudantes do Ensino Remoto durante a pandemia da Covid-19, no período de 2020 a 2021. Analisamos os processos de ensino e aprendizagem no contexto da pandemia causada pela Covid-19, quando foi implementado o atendimento educacional emergencial de forma remota através de plataformas educacionais on-line. Plataformas que já existiam, mas que, devido a necessidade imediata, foram acionadas para atender o fluxo de atividades disponibilizadas aos/às estudantes da rede pública do estado do Paraná. A um só tempo as escolas estavam vivenciando a implantação da Reforma do Ensino Médio, a partir da lei 13451/2017 e da BNCC de 2018 e do Ensino Remoto. Algumas escolas, vivenciavam, ainda, a implementação do Tempo Integral, como é o caso que investigamos no Colégio Estadual Jayme Canet, em Bela Vista do Paraíso-PR. Diante desse contexto, as questões que buscaremos responder são: Como os estudantes do Colégio Estadual Jayme Canet avaliam, percebem e sentem os desafios desse contexto muito especial para a sociedade e para a educação? Como a parcela da escola percebe e age diante das mudanças nos tempos e espaços no Ensino Médio, alterados pela Reforma (Novo Ensino Médio), pela permanência em tempo integral e pelo ensino remoto criado como alternativa durante a crise sanitária? A investigação foi realizada desde a noção de relação dos estudantes com a escola e com os saberes de Charlot e do conceito de percepção de Lahire. Os estudantes que acompanhamos tinham entre 17 e 19 anos de idade e frequentavam a terceira série do Ensino Médio. A pesquisa é de caráter descritivo, tendo por base a construção de questionário disponibilizado aos estudantes através de plataformas educacionais. Dos 43 estudantes matriculados nas duas turmas que tiveram acesso às questões, 37 responderam e constituíram a nossa base de dados sobre os jovens estudantes em novembro de 2021. Foram utilizados instrumentos de coleta e análise de dados obtidos através de aplicação de formulários on-line, denominadas de Google Forms. Como resultados podemos sintetizar: a) os estudantes já tinham alguma facilidade com os aplicativos e ferramentas implantados na pandemia; poucos demoraram para se adaptar por falta de equipamentos e de conhecimentos sobre as ferramentas; b) a maioria tinha acesso à internet em casa, diferenciando-se dos dados do Brasil em geral e do estado em particular; c) indicaram sentir muita ansiedade e maior dificuldade com a área de exatas se comparadas com a área de humanas; d) ocorreu maior controle do trabalho docente e discente e a plataformização do ensino se intensificou na pandemia e seguiu se aperfeiçoando mesmo depois do retorno presencial.porEducação no ParanáEnsino remotoEducação em tempo integralNovo Ensino MédioEducação - Políticas públicasEscolas públicasEducação integralEnsino médioPandemia de COVID-19, 2020A educação em tempo integral durante a pandemia da COVID-19 (2020/2021) : um estudo de casoDissertaçãoCiências Humanas - SociologiaEducation in ParanáRemote learningFull-time educationNew high schoolEducation - Public policyPublic schoolsFull educationHigh schoolCOVID-19 Pandemic, 2020