Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]Santos, Gefferson Luiz dos2024-05-012024-05-012010.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12475Resumo: Neste trabalho analisamos a produção escrita de professores e estudantes do Ensino Médio, verificando os modos de resolução que estes utilizaram para resolver as de questões de Álgebra das provas de conhecimentos gerais de alguns vestibulares de universidades estaduais paranaenses Numa abordagem predominantemente qualitativa, com cunho interpretativo, buscamos, por meio da análise da produção escrita, identificar os conteúdos algébricos presentes nas questões e também os modos e de resolução utilizados pelos participantes da pesquisa ao resolverem tais questões, inferindo sobre as possíveis características do pensamento algébrico, bem como a linguagem e simbologia algébricas Os conteúdos abordados nas questões são, em sua maioria, conteúdos trabalhados no Ensino Fundamental Os professores e alunos apresentaram modos de resolução baseados na Matemática Escolar trabalhada na Educação Básica e indícios do pensamento algébrico numa fase de transição permeada pela linguagem natural e alguns símbolos algébricos, considerando que muitas vezes o próprio enunciado das questões possa ter norteado algumas das produções apresentadasEducação matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoÁlgebra (Ensino médio)Produção escrita em matemáticaMathematics educationAlgebraMathematicsWritten productionStudy and teachingComo professores e alunos do ensino médio lidam com conteúdos algébricos em sua produção escritaDissertação