Jesus, Adriana Regina de [Orientador]Gonçalves, José Alexandre2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11238Resumo: Esse trabalho trata-se de uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e à Linha de Pesquisa: Saberes e Práticas do núcleo Formação de Professores A problemática aborda a formação de professores no Brasil e especificamente a formação do professor de Geografia e a mediação de conhecimentos no âmbito ético-político Considerando essas especificidades, o objetivo desta pesquisa é compreender a licenciatura em Geografia e a questão da formação ontológica do ser professor, a fim de identificar a relação dessa formação com a preparação para o mundo do trabalho desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina Buscando contribuir com as discussões relativas à profissionalização docente, justifica-se que a relevância desse estudo está no fato de que o futuro professor, consciente da ontologia do seu trabalho, realizá-lo-á com uma intencionalidade, podendo identificar-se como um sujeito que necessita engajar-se e ter compromisso com as possíveis transformações sociais Como metodologia de trabalho, adotou-se a pesquisa descritiva do tipo bibliográfica, documental e de campo, sob os pressupostos do método dialético A investigação junto aos sujeitos deu-se por intermédio de entrevistas semiestruturada realizada com os professores participantes da pesquisa que estavam envolvidos especificamente com as disciplinas voltadas à formação pedagógica e também por meio de questionários aplicados aos acadêmicos do curso, com o intuito de perceber suas visões a respeito de sua formação e suas expectativas profissionais no que diz respeito ao mundo do trabalho Ao término do estudo, constatou-se que a presente proposta do curso apresenta uma certa fragmentação em relação as disciplinas pertencentes ao eixo profissionalizante e as disciplinas do núcleo comum, o que implica em uma limitação ao processo da formação plena do professor A função desta formação é mediar conhecimentos científicos e elementos culturais necessários à humanização, instrumentos para uma práxis transformadora Assim, faz-se importante incorporar mais elementos no que se refere aos aspectos teórico-filosóficos à proposta pedagógica do curso, catalisando para o cerne da licenciatura e almejando a emancipação de um professor críticoProfessoresFormaçãoOntologiaLicenciaturaProfessores de geografiaTeacher trainingOntologyA formação de professores na perspectiva ontológica do trabalho na escola : considerações no contexto do curso de geografia na Universidade Estadual de LondrinaDissertação