Galembeck, Paulo de Tarso [Orientador]Santos, Célia Dias dos2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14183Resumo: Esta pesquisa visa a analisar o papel da mídia na produção e circulação de sentidos, no eixo da política como espetáculo, por meio das entrevistas das revistas impressas Veja e CartaCapital de presidenciáveis nas eleições de 21 O período em questão foi marcante em relação ao processo eleitoral, uma vez que o país teve, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, que legitimou a democracia no Brasil, a primeira eleição democrática sem a participação de Luís Inácio Lula da Silva No corpus, serão analisados os mecanismos de constituição das entrevistas impressas com o objetivo de refletir acerca do funcionamento do discurso político na contemporaneidade e seus efeitos de sentido A interação é o aspecto responsável pela organização da língua e seus usos sociais e numa situação interativa a conversação é imprescindível Considerando que existem mais semelhanças do que diferenças entre fala e escrita, pensamos na conversação como toda forma de interação verbal e não apenas as interações face a face Atualmente, podemos considerar que o papel da mídia impressa se realiza de maneira dicotômica De um lado, ela busca cumprir a sua função informativa, dando a conheceros fatos do cotidiano Do outro, a mídia configura e expressa um sistema de valores associado ao jornal como sujeito da enunciação, inserindo-se, portanto, no contexto de uma sociedade espetacularizada Assim sendo, sem movimentos para a exaustividade ou completude, a análise incidirá sobre entrevistas dos seguintes presidenciáveis, a saber: Dilma Rousseff, José Serra, Marina Silva e Plínio de Arruda Sampaio, num total de seis entrevistas impressas publicadas nas mídias Veja e CartaCapital Para a análise do corpus, faremos, primeiramente, um estudo quantitativo, a fim de pontuar os elementos caracterizadores comuns a todas essas entrevistas Num segundo momento, realizaremos um estudo qualitativo, com análise detalhada, buscando operacionalizar os conceitos de formação discursiva, posicionamento e ethos Os pressupostos teóricos que sustentam a pesquisa são principalmente os da Análise do Discurso de linha francesa, os da Linguística Textual e da Análise da Conversação De acordo com os resultados obtidos, verificamos como as instituições midiáticas CartaCapital e Veja se posicionaram frente às candidaturas à presidência da República, principalmente de Dilma Rousseff e José Serra, no pleito de 21Análise do discursoMídia impressaEntrevistas (Jornalismo)PresidentesEleiçõesInterviewing (Journalism)Discourse analysisInteração midiática : uma análise do embate na imprensa escrita nas eleições 2010Tese