Londero, Rodolfo Rorato [Orientador]Galdino, Lorena Albuquerque Gonçalves2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16758Resumo: Nunca se perseguiu tanto a atenção na publicidade e nunca fomos tão distraídos São muitas as tentações para nos tirar o foco em meio a tantas telas e a uma torrente ilimitada de informações, imagens e estímulos A necessidade de conquistar a atenção como primeiro passo para a transmissão da mensagem publicitária, que levará o consumidor a uma ação, é uma prática tão naturalizada na profissão que não se discute nem se questiona a sua validade, nem mesmo em um momento em que a publicidade atravessa uma crise em que sua eficácia é indagada e onde os consumidores estão incrédulos e saturados de anúncios Essa pesquisa questiona a primazia da atenção disciplinar e focada como primeiro e principal lemento para a publicidade Para isso, buscamos compreender os conceitos de atenção, sensação e percepção enquanto valores sociais e culturais da sociedade, e não somente como uma característica biológica humana bem como entender a variação desses conceitos ao longo do tempo A partir daí, recorremos aos primeiros manuais de publicidade para compreender a relação simbiótica dessa disciplina com a psicologia e de como a atenção disciplinar, legitimada pelo discurso científico da publicidade tem sido entendida e buscada desde então Embora na tentativa de superar a saturação e conseguir atrair atenção, agências e anunciantes venham tentando novos formatos publicitários e novas mídias, ainda buscam conquistar a mesma atenção disciplinar do início do século XX A atenção dispensada pelos consumidores para a publicidade online nos aplicativos de redes social, particularmente para as imagens e vídeos efêmeros, é rasa e fragmentada e em um fluxo que vai da atenção à distração continuamente: uma hiperatenção E por este motivo, não faz mais sentido que teóricos e profissionais continuem em uma procura pela atenção disciplinarPublicidadeInternet na publicidadeMídia socialMídia digitalImagens efêmerasPublicitySocial mediaDigital mediaEphemeral imagesInternet in publicityAtenção na publicidade online : um estudo da percepção de imagens efêmeras nas mídias sociaisDissertação