Contani, Miguel LuizVieira, Gabriel Gnann Belloni2024-12-042024-12-042023-02-09https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18495Esta dissertação focaliza a produção de sentido no cinema como mídia, a partir de um estudo analítico desdobrado da noção de imagem cristal conforme definida por Gilles Deleuze nas obras Cinema I: Imagem-Movimento e Cinema II: Imagem-Tempo. O filme A Estrada Perdida, de David Lynch é analisado pelo conteúdo associativo permitido pelas estratégias adotadas nas cenas, com a dissociação entre projeção/imaginário e realidade, vista a partir da ênfase de Deleuze em que a dimensão da imagem no tempo atual funciona como matéria que tornará a virtualidade vindoura pensamento. A pesquisa é de tipo descritivo e explicativo, bibliográfico e documental. São trazidas a exame, a materialização das convergências da visão do pensador com as definições do cineasta acerca do cinema em si, da tela e da imagem. A discussão deleuziana é traduzida em termos de uma filosofia do cinema, originada de uma ponte conceitual com o longa de David Lynch, em que a divisão do tempo não se dá tal como no clássico cinema narrativo, mas por um procedimento que possibilita a classificação das imagens na categoria de imagem-cristal de Deleuze. Resulta um conjunto de esclarecimentos sobre subjetivação textual, as noções de estrutura no tempo, a atualidade e a virtualidade, o real e o imaginário, além das simultaneidades.porDavid LynchDeleuzeCinemaImagem-tempoImagem-cristalIndiscernibilidadeEstrada PerdidaComunicaçãoFilosofiaCristalização do tempo: o percorrer a Estrada Perdida de David LynchCrystallization of time: walking David Lynch's Lost HighwayDissertaçãoCiências Sociais Aplicadas - ComunicaçãoCiências Sociais Aplicadas - ComunicaçãoDavid LynchDeleuzeCinemaImage-timeCrystal-imageIndiscernibilityLost HighwayCommunication