Franco, Sandra Aparecida PiresMarestone, Adrielly Rocateli2024-10-282024-10-282024-06-12https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18274A presente pesquisa teve como objetivo compreender a teoria da atividade de estudo por meio de uma proposição didática acerca das práticas de leitura literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de proporcionar a formação de leitores. Assim, o problema a ser abordado é: Como a Teoria da Atividade de Estudo, por meio de uma proposição didática, contribui para práticas de leitura literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Esse assunto está, pois, relacionado diretamente com a formação e a ação docente e trata-se de uma análise das atividades de estudo presentes nas práticas pedagógicas com a leitura literária. Abordar a formação da personalidade dos professores formadores de leitores exige pensar no trabalho docente feito pelos professores, uma vez que só se forma um leitor quando o próprio professor tem a prática da leitura. Assim, não basta conhecer, interpretar e analisar dados, mas, sim, produzir um conhecimento de leitura e proporcionar leituras de diferentes textos para que possam formar leitores que leem o mundo. Pensar na personalidade do professor exige pensar no ato educativo, pois educar exige um posicionamento político e pedagógico, pressupõe a ação intencional do educador a todo momento, implica tomadas de decisões. A intencionalidade é um pressuposto da consciência e esta é o núcleo da personalidade. Utilizou-se de: a) coleta de dados e análise das práticas pedagógicas de 21 (vinte e um) professores acerca da leitura literária por meio de formulário; b) apresentação dos experimentos didáticos formativos dos autores brasileiros; c) elaboração de uma proposição didática com as práticas de leitura literária para alunos do 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento do estudo, optou-se pela abordagem crítico-dialética, com delineamento de levantamento de dados. Os dados foram organizados e analisados à luz dos pressupostos teóricos e metodológicos crítico-dialético, com base em estatísticas descritivas, utilizando as categorias de análise: trabalho, mediação e práxis. Por fim, foram discutidas as convergências e as discrepâncias sobre as práticas pedagógicas utilizadas e a estrutura das atividades de estudo, com a leitura literária, para a formação de leitores. Como resultados, tivemos convergências e discrepâncias nas práticas literárias informadas por estes professores. Por fim, sugerimos proposições didáticas baseadas nas ações de estudo do Sistema Elkonin - Davidov – Repkin para refletirem sobre essas práticas de leitura literária realizadas dentro de sala de aulaporEducaçãoPráticas de leitura literária nos anos Iniciais do Ensino FundamentalProposição didáticaTeoria Histórico-CulturalTeoria da Atividade de EstudoEnsino fundamental - AprendizagemEducação - Estudo e ensinoLeitura literáriaTeoria histórico-culturalPrática de leituraFormação de leitoresProfessores formaçãoPráticas de leitura literária nos anos iniciais: uma proposição didática à luz da Teoria da Atividade de EstudoLiterary reading practices in the Early Years: a Didactic Proposal in the light of the Activity Theory of StudyTeseCiências Humanas - EducaçãoCiências Humanas - EducaçãoEducationLiterary reading practices in the early years of elementary schoolDidactic proposalHistorical-Cultural TheoryStudy Activity TheoryElementary Education - LearningEducation - Study and teachingLiterary readingCultural-historical theoryReading practiceReader trainingTeachers training