Berbel, Neusi Aparecida Navas [Orientador]Oliveira, Gisele Almeida Barroso Leal de2024-05-012024-05-012007.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11088Resumo: Com o presente estudo, realizado por meio da metodologia da problematização, a pesquisadora objetivou demonstrar a relação estabelecida entre determinadas práticas pedagógicas e o tipo de formação profissional propiciada para o egresso do curso de graduação em Direito A metodologia de pesquisa teve início com um recorte da realidade, composto da experiência profissional da autora, de depoimentos de professores da área, de consulta na literatura especializada, de uma breve análise das diretrizes curriculares do curso e de depoimentos de alunos Com a definição do problema direcionador da pesquisa: quais metodologias têm sido utilizadas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem e que influências elas podem acarretar na formação do profissional do direito na perspectiva de uma atuação socialmente responsável, uma reflexão mais detalhada remeteu à necessidade de discussão de três pontos-chave: quais características metodológicas e históricas do curso de Direito no Brasil ainda estão presentes no modo de ensinar nos dias atuais e qual tem sido a influência da Ordem dos Advogados do Brasil na metodologia utilizada nos respectivos cursos; o papel político-social do profissional do Direito, e, por último, a descrição e análise de experiências metodológicas participativas vivenciadas por professores e alunos durante a formação do profissional do Direito Diante desse contexto descrito e analisado, procurou-se demonstrar que há um novo tempo para o ensino do Direito Um tempo em que o ensino não poderá mais ficar restrito à discussão de disposições legais, mas que precisará estar em perfeita sintonia com as transformações sociais, com uma realidade em constante mutação Para enfrentar esses novos desafios, foram sugeridas algumas hipóteses de solução para serem implementadas por meio de uma atuação consciente dos diversos atores envolvidos no processo de formação do profissional do Direito Ao final, a autora responsabiliza-se por colocar em prática ações transformadoras, correspondentes à etapa da Aplicação à Realidade, com a intenção de intervir em algum grau na realidade observada Ressaltando que para uma formação mais crítica e humanizada, torna-se vital a sintonia entre os discentes, os docentes, as instituições de ensino por meio dos seus respectivos projetos pedagógicos e da Ordem dos Advogados do Brasil A proposta de um ensino emancipatório e participativo mostra a possibilidade de construção contínua de uma ciência do Direito comprometida com o homemDireitoEstudo e ensinoStudy and teachingLawO ensino do direito em busca do seu papel transformador : uma investigação por meio da metodologia da problematizaçãoDissertação