Zorzo-Veloso, Valdirene FilomenaFrancisco, Suellem Fernandes Cipriano2024-10-282024-10-282024-07-30https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18285A partir da experiência da pesquisadora, como professora e também coordenadora da área Língua Espanhola da rede municipal de uma cidade do norte do Paraná, a qual nomeamos por “Cidade C”, identificamos a necessidade de realizar uma análise documental do livro didático adotado em 2020 para ensino de Língua Espanhola nessa cidade: Marcha Criança Língua Espanhola, 1º Ano, Manual do Professor, buscando compreender se o livro analisado é adequado ao contexto público de Educação, se promove o ensino crítico para essas crianças e, até que ponto, ele contribui ou não para a exclusão social desse alunado. A fim de suprir tais lacunas, nos inspiramos em Zorzo-Veloso (2018) e elaboramos uma ficha de critérios para análise sob o viés da Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani (1997). Os fundamentos teóricos desta pesquisa se basearam nos pressupostos dos educadores: Paulo Freire (1996), Dermeval Saviani (1997) e João Luiz Gasparin (2005), autores pilares da disseminação da Pedagogia Crítica/Histórico-Crítica no Brasil. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, fizemos uma análise documental de conteúdo. Nossa metodologia foi elaborada em três fases: pré-análise, exploração do material e tratamentos dos resultados. A análise indicou que o livro didático em questão é uma boa ferramenta para o ensino de espanhol para a faixa etária destinada, no entanto, por ter sido elaborado para um contexto privado, ele se torna inadequado ao contexto público, uma vez que a realidade desses alunos não é contemplada em suas lições e, por conseguinte, o material contribui para a exclusão desses estudantes. Além disso, as atividades propostas não favorecem o pensamento crítico e a conscientização das diferenças entre as classes sociais e suas devidas relações. Espera-se que esta pesquisa contribua com os professores dos Anos Iniciais, para a seleção de material didático para o contexto público, para que esse material seja convergente ao seu alunado, contribuindo para uma educação que ensine a língua espanhola promovendo à reflexão e discussão com o intuito de transformação pessoal e consequentemente social.porAnálise de material didáticoLíngua espanhola para criançasPedagogia histórico-críticaFicha de critério para análise de MDLinguagem e línguas - Estudo e ensino - ParanáPedagogia histórico-críticaLíngua espanhola (Ensino fundamental) - Estudo e ensinoLivros didáticos - Estudo e ensinoEscolas públicas - BrasilClasses sociais - BrasilEnsino de espanhol para crianças : análise do livro didático “Marcha Criança Língua Espanhola"Teaching spanish to children : analysis of the textbook “Marcha Criança Língua Espanhola"DissertaçãoLingüística, Letras e Artes - LingüísticaLingüística, Letras e Artes - LingüísticaAnalysis of didactic materialSpanish language for childrenHistorical-critical pedagogyCriterion sheet for analysis of teaching materialLanguage and languages - Study and teaching - ParanáHistorical-critical pedagogySpanish language (Elementary school) - Study and teachingTextbooks - Study and teachingPublic schools - BrazilSocial classes - Brazil