Romeiro, Neyva Maria Lopes [Orientador]Gonçalves, Sônia Pereira de Melo2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11586Resumo: O presente trabalho relata o importante papel que a matemática exerce no desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade e concentração nos alunos, entretanto, é explícita a aversão que a grande maioria possui por essa matéria Sabe-se que o aprendizado da matemática deve ter sua devida atenção desde o início das atividades escolares, devido ao fato de que esta é uma matéria acumulativa Assim, este trabalho apresenta propostas para o melhor aprendizado e aproveitamento da disciplina, desenvolvendo uma proposta de sequência de atividades de equação de 1º grau, favorecendo relatos referentes ao método Kumon e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) No decorrer do trabalho são elaborados estratégias de introduzir conhecimento e sanar dificuldades, levando em conta a individualidade que é o grande diferencial PCN são utilizados para evidenciar essa técnica, exaltando a observação que o professor deve ter em cada aluno de sua classe Diagnóstico de cada turma e grupos de professores são algumas das soluções sugeridas Mesmo o aluno sendo o grande foco deste trabalho, o educador acaba como o principal, tendo como missão de mudar os conceitosMatemáticaEstudo e ensinoCapacidade matemática nas criançasCurrículosPlanejamentoMathematicsMathematical ability in childrenCurriculumMathematics - Teaching methodsStudy and teachingPlanningO aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemáticaDissertação