Alliprandini, Paula Mariza Zedu [Orientador]Jeronymo, Gisele Fermino Demarque2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15928Resumo: O presente estudo está embasado no referencial teórico da Psicologia Cognitiva/Processamento da Informação, que elucida como as pessoas aprendem, estruturam, armazenam e utilizam o conhecimento advindo do uso consciente das estratégias de aprendizagem pelo aprendiz Na atualidade, existem estudos a respeito dos processos de aprendizagem dos alunos Contudo, ainda são escassos os que fazem referência aos professores como aqueles que aprendem, percebendo-se capazes de ensinar os alunos a tornarem-se autorregulados e aptos ao “aprender a aprender” Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o processo de aprender a aprender de professores de licenciaturas de uma Instituição Pública do norte do Paraná De caráter exploratório, foi realizada com 56 professores de licenciaturas, sendo 57,14% do sexo feminino e 42,86% do sexo masculino Para a coleta de dados, foram utilizados questionários sobre: perfil socioeconômico, o aprender a aprender (SANTOS, 28) e a prática pedagógica do professor alusiva ao uso de estratégias de aprendizagem, bem como a Escala de Estratégia de Aprendizagem para Universitários (EEA-U) de Boruchovitch e Santos (215) A pesquisa foi realizada on-line, utilizando as ferramentas disponíveis no Google Drive A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva e inferencial e, nos relatos dos professores, foi feita a análise de conteúdo, conforme proposto por Bardin (211) Os resultados obtidos demonstraram que 12,9% não têm claro o significado do aprender a aprender e 33,36% confundem as estratégias de aprendizagem com estratégias de ensino e que os professores utilizam com maior frequência, para aprender, as estratégias de aprendizagem de autorregulação cognitiva e metacognitiva Com destaque para as metacognitivas Os professores do Departamento de Letras se apresentaram como mais autorregulados Na sua ação pedagógica, em geral os mesmos revelaram poucas ações no sentido de incentivar o aprender a aprender de seus alunos Portanto, os resultados apresentados indicam a necessidade de formação dos professores das licenciaturas na perspectiva da Psicologia Cognitiva embasada na Teoria do Processamento da Informação, para que aprendam a utilizar com maior frequência as estratégias de autorregulação da aprendizagem de forma a se tornarem melhores aprendizes, e como consequência, promovam alunos mais autorregulados, que aprendam a aprenderEstratégias de aprendizagemPsicologia cognitivaEnsino superiorLearning strategiesHigher educationO aprender a aprender de professores de licenciaturas de uma instituição pública do norte do ParanáDissertação