Arruda, Sergio de Mello [Orientador]Fagá, Maria Valéria Negreiros Cesar2024-05-012024-05-012008.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11293Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar a captura por discursos e o perfil subjetivo de 5 professores de Matemática da Rede Pública de Educação do Estado do Paraná É foco desta pesquisa a forma como a história de vida dos entrevistados influencia na construção deste perfil e em seus saberes docentes Para levantamento das informações foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, em que se busca o resgate dos fragmentos da história de vida dos entrevistados Os dados foram organizados em quatro fases da vida dos professores, sendo elas: Antes do Ensino Médio, o Ensino Médio, a Graduação e o tornar-se professor Buscou-se a representação que cada professor elaborou durantes estas fases em relação à docência A partir dessas representações procurou-se identificar os discursos aos quais está submetido cada professor, bem como o seu perfil Para a análise dos dados, utilizou-se a ‘captura por discursos’, tendo como referencial teórico a Psicanálise, principalmente a lacaniana, em que a identificação dos discursos dos professores entrevistados são utilizados na construção da representação de seu perfil subjetivoCiênciaFormação de professoresCiênciaEstudo e ensinoPsicanálise e educaçãoScience - Study and teachingScience - Teacher trainingPsychoanalysis and educationTornar-se e manter-se professor : algumas questões subjetivasDissertação