Souza, Silvia Regina de [Orientador]Gamba, Jonas Fernandes2024-05-012024-05-012007.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10835Resumo: O objetivo desse estudo foi verificar os efeitos de um programa de estabelecimento de metas e feedback na execução do salto Tsukahara realizado por crianças praticantes de Ginástica Artística Participaram do estudo cinco crianças do sexo masculino com idade de 8 a 1 anos Primeiramente, o pesquisador estabeleceu com o treinador a meta final a ser alcançada pelo atleta (salto Tsukahara), bem como os passos (submetas) para que a meta final fosse alcançada Cada submeta era composta por componentes importantes para a execução do salto (entrada de lado, repulsão, cair fechado e rolar e mortal) Ao todo, foram estabelecidas 7 submetas Em seguida, na fase de linha de base, registrou-se a freqüência dos componentes do salto realizados corretamente que compunham as submetas Posteriormente, deu-se início a fase de intervenção, na qual, após apresentar a submeta para a sessão de treino, pedia-se que o atleta executasse 4 saltos Se a submeta fosse atingida, uma placa de cortiça contendo as 7 submetas era entregue ao atleta e ele poderia deslocar a figura de um ginasta para a submeta seguinte Na fase de follow-up, toda a intervenção era retirada embora os dados continuassem a ser registrados Três participantes conseguiram alcançar todas as submetas propostas pelo programa Observou-se que houve um aumento no número de componentes realizados corretamente e na porcentagem de componentes realizados consecutivamente para a maioria dos participantes Os resultados obtidos sugerem que o programa de estabelecimento de metas mostrou-se efetivo para aumentar a eficiência na execução dos componentes do salto realizados corretamenteComportamentoAvaliaçãoRealimentação (Psicologia)Metas (Psicologia)CriançasFeedback - (Psychology)Goal - (Psychology)Behavioral evaluationEfeitos de um programa de estabelecimento de metas e feedback na execução de fundamentos esportivos realizados por crianças praticantes de ginástica artísticaDissertação