Rufini, Sueli Édi [Orientador]Engelmann, Erico2024-05-012024-05-012010.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11584Resumo: No contexto educacional, a motivação é um dos maiores desafios a ser estudado, pois tem implicações diretas na qualidade do envolvimento do aluno com o processo de ensino e aprendizagem Assim, nesta pesquisa, analisamos as orientações motivacionais de alunos dos Cursos de Artes de uma universidade pública do Norte do Paraná, a partir da identificação do tipo de motivação, da percepção de desempenho acadêmico e da Intenção de permanecer no curso até a sua conclusao e da relação entre essas diferentes variáveis Participaram do estudo 192 alunos des quatro séries dos cursos de Artes Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário de auro-relato, contendo 88 questões do tipo escala Likert e foram analisados de acordo com a teoria da Autodeterminação Entre os principais resultados da pesquisa podemos destacar que os alunos obtiveram maiores médias nos tipos mais autônomos de motivação e utilizam positivamente as estratégias de aprendizagem adaptadoras (de gerenciamento de recursos e de profundidade) Além disso, a satisfação das três necessidades é fundamental para o desenvolvimento de orientações motivacionais autodeterminadas e estão diretamente relacionadas com a motivação intrínseca A maioria dos alunos pretende permanecer no curso até a sua conclusão e quanto a percepção de desempenho confirma expectativa pessoal de sucesso e segurança quanto ao alcance dos objetivos estabelecidos No que se refere às relações entre as variáveis, vale destacar que, as estratégias adaptadoras de gerenciamento de recurso e de profundidade estão relacionadas com a motivação intrínseca e as de superfície com os tipos de motivação menos autônoma; há correlação baixa e negativa entre desmotivação e autonomia; correlação baixa e positiva entre motivação e uso de estratégicas mais adaptadoras (profundidade e gerenciamento de recursos); correlação negativa e fraca entre desmotivação e intenção de permanência no curso até sua conclusão; correlação positiva e baixa entre motivação intrínseca e intenção de permanência no curso até a conclusão; correlação positiva e baixa entre motivação intrínseca e percepção de desempenho; a percepção dos estudantes acerca da satisfação das necessidades básicas, pelo contexto social do curso, foram preditoras da motivação intrínseca; quanto à variável desmotivação, a percepção de satisfação das necessidades teve efeito preditivo negativo, em nível moderado; a variação do uso de estratégias de profundidade pôde ser previsto pelas variáveis: motivação extrínseca por regulação introjetada e motivação intrínseca Dessa forma, acreditamos que esta pesquisa trouxe importantes contribuições, uma vez que, os resultados anteriormente apontados demonstram vários aspectos que podem estar envolvidos na motivação acadêmica, ampliando a compreensão das orientações motivacionais de alunos de cursos superioresMotivação na educaçãoMotivation educationMotivation of university studentsA motivação de alunos dos cursos de Artes de uma Universidade Pública do Norte do ParanáDissertação