Pérez Montañez, Amanda [Orientador]Miranda, Caio Vitor Marques2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9182Resumo: No que tange ao processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras - ELE, muitos são os desafios encontrados pelo professor e pelo aluno, uma vez que não basta que este saiba falar, ler e escrever determinada língua, para ser considerado competente comunicativamente De fato, aprendê-la e ensiná-la é muito mais complexo Nessa perspectiva, este trabalho justifica-se pela necessidade de propor um novo olhar, mediante a inserção de contos fantásticos no âmbito das línguas estrangeiras no Ensino Médio, dado que a literatura pode contribuir significativamente, proporcionando ao professor novas dimensões e caminhos, para que o processo de aprendizagem do aluno inclua questões culturais e não apenas linguísticas ou estruturais Para tanto, sugerimos que os educadores avaliem o próprio contexto educacional e criem atividades que possibilitem aos alunos refletirem sobre narrativas sócio históricas, fomentando a arguição crítica, e que elaborarem, de modo criativo, as suas próprias histórias Para atingir o objetivo proposto, o qual visa apresentar sugestões de propostas didáticas com conteúdo literário nas aulas ELE, este estudo fundamenta-se nas ideias de Cereja (25), Brun (24), Guimarães e Batista (212), Jouve (212), Lajolo (1995), e Zilberman (212), referências da área inerente a esta discussãoLíngua espanholaEstudo e ensinoContos latinoamericanosLiteratura fantástica latinoamericanaSpanish languageStudy and teachingO conto fantástico latinoamericano no âmbito do espanhol como língua estrangeira : teoria e práticaTrabalho de Coclusão Final