Andrade, Mariana A. Bologna Soares eFigliano, Gabriela Canteiro2024-09-132024-09-132024-05-13https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17574O conceito de Ciência Cidadã está relacionado com a participação pública de não profissionais e cientistas na coleta e análise de dados, colaborando no desenvolvimento dos conhecimentos científicos. No contexto do Ensino de Ciências em Evolução, a Ciência Cidadã pode ser utilizada para contribuir com a Alfabetização Científica através de protocolos que trabalhem a temática evolutiva em sala de aula. Assim, a presente pesquisa buscou analisar projetos de Ciência Cidadã com temáticas evolutivas disponíveis na internet, e sua relação com aprendizagem, além de analisar os níveis de participação dos cidadãos nos projetos de Ciência Cidadã e os potenciais objetivos de aprendizagem de evolução nos projetos. Os resultados foram organizados e discutidos sob a perspectiva da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016), construindo Unidades de Contexto para o percurso metodológico e análise dos resultados. Identificamos que pouco foram os protocolos que trabalhavam exclusivamente a temática evolutiva, e que não houve nenhum protocolo que alcançou os níveis máximos de participação e objetivos de aprendizagem. Sendo assim, é necessário que os projetos de Ciência Cidadã em Evolução sejam melhor planejados para que alcancem um maior nível de Alfabetização Científica em Evolução.porCiência CidadãEnsino de CiênciasEvoluçãoPropostas de atividades de ciência cidadã envolvendo evolução biológica: análise dos níveis de participação e dos objetivos de aprendizagemTrabalho de Conclusão de GraduaçãoCiências Humanas - EducaçãoCiências Humanas - EducaçãoCitizen ScienceScience teachingEvolution