Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]Bussmann, Christian James de Castro2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9789Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo construir uma teorização tendo como base os processos do Pensamento Matemático Avançado apresentados por Dreyfus (22) e as concepções do Pensamento Computacional (21) A metodologia utilizada foi a da pesquisa especulativa que são declarações teóricas de outras declarações Concluiu-se com a apresentação do Pensamento Matemático-Computacional como uma teorização e algumas de suas características, como relação entre conceito e simbologia, representações concretas, inteirações e observação de padrões, ações que envolvem padrões, reflexões, diálogo e arguição, conexão entre os assuntos da disciplina, experienciação da evolução do pensamento científico, representante genérico, construção da definição, estudo de teoremas, construção da notação e sistema de representaçõesEducação matemáticaAbstraçãoPensamento matemáticoPensamento computacionalMathematics educationAbstractionMathematical thinkingComputational thinkingPensamento matemático-computacional : uma teorizaçãoTese