Alves, Ronaldo CardosoSilva, Ana Julia e2024-10-092024-10-092024-04-10https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17979A pesquisa propõe uma abordagem teórico-metodológica focalizando a intersecção entre a teoria de Reinhart Koselleck e o Adinkra Sankofa, visando contribuir com práticas que incorporem a educação antirracista (Brito, 2021) e a Lei 10.639/03 no ensino de História no Brasil. Com fundamentação em marcos teóricos que dialogam com a História e Historiografia da África, História dos Conceitos e Ensino de História, o estudo abrange conceitos fundamentais como consciência histórica (Rüsen, 2001), Didática Reconstrutivista da História (Schmidt, 2020), espaço de experiência e horizonte de expectativa (Koselleck, 2006). A metodologia engloba revisões bibliográficas e historiográficas, análise de fontes imagéticas, Adinkra Sankofa, e aplicação prática por meio da Aula Histórica (Schmidt, 2020). A pesquisa visa contribuir para o preenchimento de lacunas na literatura acadêmica, explorando a relação teórica entre Koselleck e Jörn Rüsen no contexto do Ensino de História no Brasil, além da contextualização e historicização de Sankofa. Os objetivos abrangem desde a análise da fonte até a possível relação entre Sankofa e Koselleck, proporcionando contribuições que ampliam as fronteiras do conhecimento histórico e pedagógico. A estrutura da pesquisa, distribuída em capítulos, aborda a análise histórica dos conceitos, a contextualização da História da África e suas implicações historiográficas a partir da etnia ashanti e do Adinkra Sankofa, bem como a aplicabilidade da Aula Histórica como instrumento teórico-metodológico para avaliar a consciência histórica dos estudantes. A análise da consciência histórica dos estudantes do Ensino Médio que compuseram a amostra da pesquisa deu-se a partir do desenvolvimento de um conjunto de aulas baseadas num plano previamente elaborado, bem como em outros instrumentos de investigação que continham uma “Tempestade de Ideias” e um “Questionário” valendo-se da perspectiva da Didática Reconstrutivista da História (Schmidt, 2020). Dessa forma, a pesquisa visa, além de abranger diferentes perspectivas teóricas, promover efetivamente práticas pedagógicas inovadoras no Ensino de História, especialmente no contexto contemporâneo, contribuindo para uma educação antirracista e inclusiva.porAula HistóricaConsciência HistóricaDidática Reconstrutivista da HistóriaEducação antirracistaEnsino de HistóriaHistória dos ConceitosHistória da África e dos afro-brasileirosSankofaTemporalidadesDidática reconstrutivista da história como proposta para a educação antirracista: a aula histórica como meio para o diálogo entre a perspectiva histórico-temporal de Reinhart Koselleck, a consciência histórica e o Adinkra SankofaReconstructivist didactics of history as a proposal for antiracist education: the historical lesson as a means for dialogue among Reinhart Koselleck's temporal perspective, the historical consciousness and Adinkra SankofaDissertaçãoCiências Humanas - HistóriaCiências Humanas - HistóriaHistorical ClassHistorical ConsciousnessReconstructivist Didactics of HistoryAnti-racist EducationHistory TeachingHistory of ConceptsHistory of Africa and Afro-BraziliansSankofaTemporalities