Marques, Inara [Orientador]Costa, Rafaela Zortéa Fernandes2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8797Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito do conhecimento de performance autocontrolado (CPA) para a aprendizagem do Rolamento Peixe por crianças e adultos Foram conduzidos dois estudos O primeiro estudo, teve como objetivo de investigar a validade de conteúdo, a confiabilidade e a validade de construto de um checklist para avaliação da habilidade motora rolamento peixe Sobre a validade de conteúdo, 4 especialistas na área da Ginástica Artística, avaliaram o checklist utilizando-se da técnica Delphi Os resultados demonstraram bons índices de validade de conteúdo para as questões avaliadas (IVC>,8) Sobre a confiabilidade, 6 avaliadores, analisaram vídeos do Rolamento Peixe de 1 crianças utilizando-se do checklist Os resultados demonstraram concordância intra (ICC>,8) e inter avaliadores (ICC>,9) Por fim, para a validade de construto, 156 vídeos da habilidade foram analisados utilizando o checklist Foram aplicados os testes Alfa de Cronbach e Analise Fatorial Exploratória do tipo Varimax, no qual verificou-se boa consistência interna (a=,76) e a existência de 3 fatores que explicam o checklist Desta forma, o checklist foi considerado valido e confiável para sua utilização O segundo estudo teve como objetivo verificar o efeito do CPA para aprendizagem do Rolamento Peixe e contou com a participação de 44 indivíduos (24 crianças e 2 adultos) que foram divididos em 4 grupos, sendo eles: um grupo de crianças com fornecimento de CPA (GCAC), um grupo de crianças com fornecimento de CP externamente controlado (GCEC), um grupo de adultos com fornecimento de CPA (GAAC) e um grupo de adultos com fornecimento de CP externamente controlado (GAEC) Os indivíduos participaram de 5 sessões de práticas individuais para a aprendizagem da habilidade Cada sessão consistiu em 6 blocos de 5 tentativas, totalizando 15 tentativas ao longo de toda intervenção A análise da habilidade foi realizada por meio da filmagem, utilizando-se do checklist de 3 tentativas em 3 momentos, sendo eles: Pré-teste (PRÉ), Pós-teste (PÓS) e Retenção (RET) Somente o grupo de crianças atendeu aos pressupostos de normalidade, para o qual aplicou-se estatística paramétrica Já para o grupo de adultos, utilizou-se de testes não paramétricos A comparação entre o GCAC e o GAAC foi realizada por meio da taxa de ganho das fases de PRE para PÓS e de PRÉ para RET, para a qual foram feitas a subtração das notas nos respectivos momentos da avaliação, definindo uma pontuação denominada de taxa de ganho Adotou-se um nível de significância p<,5 O teste t apontou diferenças significativas na fase de RET (t(22)=2,138, p=,44) entre os grupos GCAC e GCEC e, o teste de Friedman demonstrou diferenças significativas em relação aos momentos (PRÉ, PÓS e RET) tanto para o GAAC (p=,1) quanto para o GAEC (p=,1) O teste U de Mann Whitney indicou diferenças significativas entre GCAC e GAAC somente nas fases de PRÉ-PÓS (p=,37) Desta forma conclui-se que o CPA foi benéfico para a aprendizagem do Rolamento Peixe para adultosGinástica artísticaAprendizagem motoraDesempenhoMotor learningPerformanceEfeito do conhecimento de performance autocontrolado na aprendizagem do rolamento peixe por crianças e adultosDissertação