Stanganelli, Luiz Cláudio Reeberg [Orientador]Araujo, Anderson Junior2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16703Resumo: O voleibol nacional é uma modalidade de muito destaque em competições a nível mundial e nacional Conhecer com aprofundamento as respostas induzidas pelo treinamento, através de baterias de testes que analisam e quantificam as capacidades físicas, torna-se uma variável fundamental para o sucesso de atletas da modalidade Diante disso, o objetivo do presente estudo foi identificar as mudanças induzidas pelo treinamento das capacidades físicas relacionadas ao voleibol através de testes gerais e um teste específico em atletas de voleibol durante um microciclo de preparação para competições nacionais A amostra foi composta por 14 atletas do sexo feminino de um clube do estado do Paraná (idade, 19,3 ± 1,1 anos, Altura, 175,35 ± 6,3 centímetros, massa corporal, 71,64 ± 7,1 quilos) Elas foram avaliadas quanto as capacidades físicas de agilidade (teste do quadrado), flexibilidade (teste banco de wells), velocidade (teste velocidade 1 metros), força de membros inferiores (CMJ, squat jump e salto livre), força de membros superiores (teste de arremesso de medicineball), cardiorrespiratório (YOYO IR 1), que são intitulados como testes gerais e as variáveis relacionadas ao teste especifico da modalidade como velocidade de deslocamento, altura de salto de ataque e bloqueio pelo teste especifico de esforço repetido (RET) Estatísticas descritivas foram atribuídas e foi utilizado o teste T de student para amostras pareadas O teste D de Cohen foi utilizado para o tamanho de efeito para todas as variáveis e a significância foi fixada em p = ,5 Os resultados mostraram que as respostas induzidas pelo treinamento após 1 semanas para massa corporal total (73,71 ± 7,), massa magra (77,77 ± 5,7), massa gorda (22,19 ± 5,7), flexibilidade (31,78 ± 6,7), força de membro superior (4,11 ± ,35), agilidade (5,25 ± ,28), velocidade (1,99 ± ,9), relacionadas aos testes gerais apresentaram diferenças significativas Para o RET as diferenças significativas foram para o salto ideal (282,6 ± 17,8), tempo ideal (8,2 ± ,83) e tempo real (8,35 ± ,97) em que as três variáveis apresentaram magnitude moderada O volume de treino foi quantificado e apresentaram-se maiores na 3ª, 6ª e 8ª semana para todas as atletas Em conclusão, este estudo mostrou que houve adaptações progressivas e significativas induzidas pelo treinamento, principalmente no teste que simulou as habilidades especificas, como salto ideal, tempo ideal e real, relacionadas à tarefa especifica do teste, sendo os resultados alcançados após as 1 semanas de treinamento Isso provavelmente reflete não apenas a capacidade de adaptação do indivíduo, mas também as características das cargas de treinamento prescritas durante todo o microcicloVoleibolTreinamentoCapacidade motoraTestesTrainingVolleyballRespostas fisiológicas e motoras em atletas profissionais de voleibol em preparação competitivaDissertação