Carvalho, Túlio Oliveira de [Orientador]Oliveira, Antonio Marcos Nunes2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14464Resumo: Nesta Dissertação , apresenta-se um estudo sobre os números irracionais e a teoria das frações contínuas, com possibilidades de aplicação ao Ensino Médio, ao mesmo tempo demonstrando algumas de suas propriedades e revisando um pouco da sua história A propriedade de ser a melhor aproximação de um número para um dado denominador faz dos convergentes de uma fração contínua um tópico interessante para conduzir a ideia de aproximação na educação básica Pretende-se com esse trabalho oferecer uma visão de números irracionais no Ensino Médito, propiciando uma alternativa à de expansões decimais não-periódicas, com intuito de preencher uma lacuna no entendimento da distinção entre números racionais e irracionaisMatemáticaEstudo e ensinoMatemática (Ensino médio)Números irracionaisFrações contínuasIrrational numbersContinued fractionsSequences (Mathematics)Mathematics - Study and teachingIrracionais e frações contínuas no ensino médioDissertação