Garanhani, Mara Lúcia [Orientador]Giroti, Suellen Karina de Oliveira2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13172Resumo: As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) são consideradas um problema de saúde pública, ocasionando: aumento das bactérias multirresistentes, morbidade e mortalidade e, consequentemente, os custos pelo aumento do tempo de internação, uso de antibioticoterapia, procedimentos diagnósticos e terapêuticos Destacam-se também os impactos psicológicos que os usuários sofrem ao adquirir uma infecção Pela relevância do tema, acredita-se que são necessários momentos sistematizados de ensino na formação profissional em saúde, constituindo-se um desafio à sua formação Este estudo objetivou compreender a prática educativa sobre o tema IRAS em uma escola de enfermagem localizada na região Norte do Paraná, que desenvolve o currículo integrado Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e documental de natureza qualitativa A coleta de dados foi realizada de agosto 211 a maio de 212 em duas etapas: análise documental e entrevistas semiestruturadas A análise documental foi desenvolvida nos 15 cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos interdisciplinares do ano de 211 Para análise documental seguiu-se a leitura constituída por quatro fases proposta por Gil (21) As entrevistas foram realizadas com 19 coordenadores de módulos interdisciplinares Para análise das entrevistas utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin Para aprofundar a discussão do tema estudado, utilizamos o referencial teórico do Pensamento Complexo, de Edgar Morin Os resultados revelaram que no primeiro ano do curso não foi encontrado nenhuma menção relacionada às IRAS e, nos módulos interdisciplinares do segundo ao quarto ano, foram localizados 44 menções que abordavam os mais diversos assuntos relacionados ao tema em estudo Foram encontradas oito referências bibliográficas específicas sobre as IRAS, observamos que elas não estão cumprindo o seu objetivo, pois como nem sempre estavam atualizadas e completas nos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos interdisciplinares não servem para auxiliar e apoiar o estudo dos alunos sobre o tema O desenvolvimento de atividades formais sobre o tema IRAS na prática educativa dos docentes foram mencionadas em nove módulos, destes sete apresentaram registros nos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos e quatro referências específicas sobre as IRAS Os docentes relataram que em 13 módulos realizavam a abordagem informal de IRAS O estágio extracurricular na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar foi mencionado como contribuidor na aprendizagem do aluno A presença da temática nas avaliações dos alunos ocorreu apenas em quatro módulos interdisciplinares Percebeu-se que é um desafio para os docentes do currículo em estudo, a inserção do tema, incorporada à avaliação dos desempenhos a serem atingidos pelos estudantes Podemos observar que a temática é trabalhada no currículo integrado tanto no contexto formal quanto informal, prevalecendo o informal Os docentes conceituaram a infecção com definições teóricas e relacionaram aos ambientes, profissionais, pacientes e materiais e equipamentos Apontaram também a antibioticoterapia como colaboradores para o desenvolvimento das infecções Os docentes ressaltaram que as IRAS deveriam ser consideradas uma seiva no currículo integrado e possuir um momento em que seja trabalhada de forma específica Defendemos a inclusão de IRAS no currículo integrado como um tema transversal, de modo que todos os módulos integrados desenvolvam o tema relacionando com os conteúdos específicos de cada módulo Esta pesquisa possibilitou identificar as potencialidades e lacunas do ensino sobre IRAS no currículo integrado e também oportunizar as reflexões dos docentes sobre suas práticas de ensino Dada à complexidade de IRAS esperamos que este estudo contribuirá para despertar a atenção dos docentes das instituições de ensino em saúde, de maneira geral, para olharem com atenção na formulação e desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, buscando a implementação de propostas integradas, oportunizando o desenvolvimento de habilidades técnicas e científicas, atendendo às necessidades atuais da realidade das instituições de saúdeEnfermagemEstudo e ensinoEnfermagemCurrículosEnfermagemNursingNursingInfectionsNursingStudy and teachingCurriculumPrática educativa do tema infecções relacionadas à assistência à saúde em um currículo integrado de enfermagemDissertação