Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]Jorge, Cláudia Peres Barbosa2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8856Resumo: A presente pesquisa investiga uma iniciativa de formação continuada de professores do Ensino Fundamental I buscando caracterizar e analisar quais eventos de letramento constituem o curso que integra um projeto de formação de leitores promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina, no qual os professores participantes são encarregados da mediação de leitura aos alunos da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública do município Os dados foram gerados a partir de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa de orientação etnográfica (GARCEZ, 215; SCHULZ, 215), que apresenta em sua análise o contexto situado de uma proposta de formação continuada de professores, por meio de reuniões mensais Para tanto, no primeiro momento, a discussão foi conduzida a partir do referencial teórico dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 215), em especial os que focalizam o trabalho docente no que tange à perspectiva da Linguística Aplicada (KLEIMAN, 27, 25; VIANNA etal, 216) Sobre a formação de professores, no segundo momento, foram analisados os eventos de letramento que ocorreram durante esses encontros, buscando refletir sobre a formação continuada como uma das fontes de saberes adquiridos e compartilhados pelos docentes A partir das observações realizadas, entendemos que tais práticas de formação de professores podem se configurar como espaços potenciais para a reflexão do trabalho docente, apropriações culturais e de construção coletiva, desenvolvidas de acordo com a sua realidade de trabalho, assim instituindo sua representatividade profissionalLinguística aplicadaProfessoresFormaçãoProfessoresIdentidadeApplied LinguisticsTeacher trainingTeachersIdentityPráticas de letramento docente : saberes do professor compartilhados na formação continuadaDissertação